Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2012 - 09:49

Aproveite o Carnaval com alimentação adequada e moderação na ingestão de álcool

Esses cuidados evitam acidentes e protegem a saúde do folião. O preservativo não deve ser esquecido para prevenir as DSTs.

Reconhecido mundialmente, o Carnaval é a maior festa popular brasileira que reúne pessoas de toda parte em busca de alegria, descontração, música e diversão. Mas, para curtir o Carnaval esbanjando saúde, é preciso ficar atento aos cuidados e orientações que vão desde os alimentos ingeridos, o consumo de drogas lícitas e ilícitas até a prevenção de acidentes de trânsito e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Para aproveitar da melhor maneira possível a folia, é necessário evitar alimentos gordurosos e facilmente perecíveis como cremes, maionese e frutos do mar, orienta o clínico geral Alfredo Salim Helito, do Hospital Sírio-Libanês. “Prefira alimentos leves, à base de proteínas e carboidratos, que fornecem energia. Beba muita água, além de abusar de sucos de frutas e água de coco. Procure locais arejados e fuja do sol no período entre 10h e 16h. Não esqueça o protetor solar, óculos escuros e chapéus”, recomenda o médico de família.

O especialista também alerta que, nessa época, o risco de infecções intestinais, causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados aumenta principalmente no litoral e, por isso, o ideal é já sair de casa alimentado. O Dr. Alfredo Salim Helito recomenda ainda o uso de roupas leves e sapatos confortáveis, além de descanso quando não estiver na festa, já que ninguém consegue permanecer tanto tempo sem dormir.

Os foliões mais vulneráveis são os jovens que acabam optando pela aglomeração. Desta forma, o contato mais íntimo como o beijo é uma porta de entrada fácil para agentes infecciosos, como vírus e bactérias. Portanto, cuidado redobrado com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes; e lembre-se sempre de lavar as mãos.

“O preservativo é a melhor maneira de se proteger das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) - como AIDS, HPV, sífilis, hepatite - além de uma gravidez indesejada”, lembra o Dr. Alfredo Salim Helito. O clínico geral do Hospital Sírio-Libanês orienta ainda a ficar longe das drogas e evitar o álcool, principalmente, se o folião estiver ao volante. Ele enfatiza que bebida e direção não combinam e podem causar perdas de vidas e seqüelas irreversíveis.

“Outros alertas dizem respeito à mistura de energéticos e álcool que, em excesso, pode causar arritmias cardíacas e pressão alta. Com o calor, é preciso ter cuidado com os casos de afogamento no mar, represas, rios, riachos e piscinas. Não abusar da bebida quando for entrar na água, evitar mergulhos em locais desconhecidos e ficar atento às crianças é fundamental”, completa o médico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira