Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2012 - 09:49

Instituto Oncoguia lança Programa de Apoio ao Paciente com câncer

Central terá três frentes de atendimento especializadas em prevenção, apoio emocional e informações sobre qualidade de vida e direitos do paciente com câncer.

No último sábado [04/02], foi o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data criada em 2005 pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), com base em Genebra (Suíça), e apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como finalidade chamar a atenção de nações, líderes governamentais, gestores e o público em geral para o crescimento dos índices da doença, considerada uma epidemia.

Diante da gravidade do tema e das inúmeras barreiras enfrentadas pelos pacientes com câncer, o Instituto Oncoguia lança nesta data, o Programa de Apoio ao Paciente com câncer – PAP. Trata-se de um programa com três frentes de atendimento especializado e qualificado para os pacientes e familiares. São eles: . Central 0800-7731666 – serviço de atendimento telefônico gratuito personalizado, onde a pessoa será direcionada para o profissional apto a ajudá-la. Eles poderão buscar informações sobre prevenção, qualidade de vida e direitos do paciente com câncer.

. Fale conosco – no site do Instituto Oncoguia http://www.oncoguia.org.br as pessoas poderão enviar suas dúvidas, buscar informações sobre os diferentes tipos da doença, novidades para seu caso, para isto, precisa realizar um prévio cadastro no portal da Instituição. Além disso, os usuários cadastrados terão acesso a conteúdos exclusivos, materiais específicos sobre o mundo do câncer e avisos de eventos.

.Chat Oncoguia – chats com temas de interesse do paciente com participação de especialistas e assuntos da atualidade. Para participar deste canal o usuário precisa ser cadastrado.

Para a presidente do Oncoguia, Luciana Holtz, lançar o PAP, em uma data em que o mundo inteiro se manifesta contra o câncer, é a nossa forma de contribuir com todas as iniciativas globais relacionadas à melhora e prevenção da doença e ao mesmo tempo, propor um programa totalmente focado nas demandas apresentadas pelos pacientes.

O diretor científico da Instituição, dr. Rafael Kaliks, alerta para os números divulgados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) relacionados às novas ocorrências de câncer. “As pesquisas apontam que serão mais 500 mil novos casos em 2012 e a população tem que estar atenta às orientações e dicas informadas por especialistas”, afirma o oncologista clínico. O médico completa que os números altos estão relacionados ao envelhecimento e ao estilo de vida do brasileiro.

“Ações de promoção e acesso à saúde, como o PAP, ajudam as pessoas a buscarem ajuda especializada, que resulta muitas vezes em um diagnóstico precoce ampliando a chances de cura, um tratamento menos invasivo e ganhando mais anos de vida”, avaliza o oncologista. Porém, o médico lembra que com a longevidade que o brasileiro alcançou nos últimos anos aumentam os riscos de desenvolver células cancerígenas. “A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que até 2030, 27 milhões de pessoas terão câncer, com 17 milhões de mortes, com maior incidência em países de baixa renda, por isto, o acesso à informação é um grande aliado em combate ao câncer”, completa.

“O PAP pretende, diante da questão apresentada pelo paciente, orientar e buscar a solução adequada, levando à população suporte, acolhimento e informação de qualidade”, declara Holtz.

Direitos do Paciente com Câncer-Para Tiago Farina Matos, Coordenador do Núcleo de Defesa Ativa do Instituto Oncoguia, a Constituição Federal, lei maior do País, é clara. “Saúde é direito de todos e dever do Estado”, diz o advogado e complementa que existem inúmeras leis que asseguram aos pacientes oncológicos benefícios e direitos totalmente desconhecidos da grande maioria das pessoas.

Por meio do PAP, o paciente terá acesso a orientação sobre esses direitos de forma didática e personalizada. “O paciente saberá o que deve fazer para obter a isenção do imposto de renda, por exemplo. A informação é uma grande aliada e quando utilizada de forma coerente e adequada pode gerar uma expressiva mudança de atitude”, completa.

.[Programa de Apoio ao Paciente - PAP|Home-page: http://www.oncoguia.org.br |Telefone PAP: 0800 7731666|Atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 19h].

Oncoguia-Fundado em 2009, em São Paulo, o Instituto Oncoguia tem a missão de promover o acesso ao cidadão brasileiro à informação, prevenção, diagnóstico e tratamento, a fim de acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira