Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2012 - 10:24

IFRS beneficia pequenas empresas

Ao adequar sua contabilidade e patrimônio às regras internacionais da contabilidade, empreendedores abrem as portas para investidores (nacionais ou internacionais) e outros benefícios.

Muitos empreendedores imaginam que o IFRS (International Financial Reporting Standards) é um assunto que interessa apenas às grandes corporações. No entanto, as normas internacionais de contabilidade, que reúne um conjunto de pronunciamentos contábeis internacionais publicados e revisados pelo International Accounting Standards Board (IASB), também podem trazer vantagens às pequenas empresas. Isto porque, ao adequar sua contabilidade e gestão patrimonial aos novos conceitos, as pequenas empresas estão, na verdade, abrindo as portas para os investidores nacionais ou internacionais, para a chegada de um novo sócio ou para a abertura de seu capital nas bolsas de valores.

Na avaliação de Lourival Vieira, diretor da Sispro – Serviços e Tecnologia para Administração e Finanças, o IFRS já vem sendo aplicado por muitas pequenas empresas que desejam atingir as boas práticas da governança corporativa, o tema vem sendo debatido entre as grandes companhias e abrange o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam o modo como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.

“Não importa o tamanho da empresa. Ela deve sempre ser bem administrada para obter o sucesso desejado e garantir a sua sobrevivência no mercado”, comenta o executivo, que destaca outro aspecto relevante para a gestão empresarial: a necessidade de se ter a empresa altamente alinhada aos novos conceitos de gestão. “A empresa não deve limitar seus sonhos e desejos de boa gestão ao seu porte. A boa gestão deve ser objetivo de todos os empreendedores”, destaca Vieira.

Os argumentos do executivo possuem uma razão: a Sispro, segundo Vieira, vem registrando uma grande demanda por parte das pequenas e médias empresas que desejam conhecer seus sistemas de gestão financeira e serviços focados no IFRS e na gestão de patrimônio. “Nos últimos meses temos sentido uma tendência das pequenas empresas em buscar as ferramentas necessárias para garantir a sua melhor gestão, mesmo que não tenha a obrigação legal de ser ter os ativos patrimoniais, por exemplo, gerenciados de acordo com o que determina a Lei 11.638, normativas da Comissão de Valores Mobiliários, IAS 36 (International Accounting Standards), teste de recuperabilidade (impairment) (CPC01), determinação de vida útil do bem (CPC27), entre outras. Entendemos que esta movimentação das pequenas empresas é benéfica a elas e ao mercado, porque mostra que elas estão atentas às mudanças gerenciais que ocorrem no mundo”. [http://www.sispro.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira