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08/02/2012 - 09:37

Terra das oportunidades

Mercado latino de resinas plásticas cresce mais que a média mundial, diz especialista do setor.

O mundo está de olho na América Latina, a região passa por um momento de crescimento econômico que tem chamado à atenção de outros mercados. No setor de plástico, não é diferente. A região é considerada hoje o principal motor de crescimento mundial da demanda do produto: "O continente latino é tido como a região das oportunidades. Em 2010, por exemplo, o consumo mundial estava em crecimento de 4%, enquanto por aqui apresentava mais de 6%", apontou Rina Quijada, consultora e PhD-CEO da Intellichem, que participou do último encontro promovido pela ADIRPLAST (Associação Nacional dos Distribuidores de Resinas e Bobinas Plásticas de BOPP e BOPET), no final de ano, em São Paulo.

Segundo a especialista, a boa fase marca também a necessidade de mudanças do mercado nacional, que precisa estar preparada para enfrentar a concorrência, que fica cada vez mais global e acirrada: "O mercado brasileiro precisa se reinventar. Essa não é uma tarefa fácil, nem que será resolvida de mane ira imediata, mas os distribuidores devem pensar em novas possibilidades".

Para Laercio Gonçalves, presidente da ADIRPLAST, a importação de produtos acabados é hoje um dos principais problemas do setor e precisa ser enfrentada por toda a cadeia de produção, distribuição e transformação do material: "Quando os transformadores nacionais perdem, toda a cadeia de fornecimento de matéria-prima perde também, assim como a sociedade, que deixa de ganhar novos postos de trabalho", diz.

Perfil - A ADIRPLAST, que foi fundada há cinco anos, tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a consolidação com petroquímicas. Além disso, a entidade trabalha para promover a imagem sustentável do plástico. Atualmente, a ADIRPLAST agrega 16 empresas distribuidoras de resinas plásticas que responderam por cerca de 10% de todo volume de polímeros comercializados no país. Todas elas são credenciadas pelos fabricantes e ostentam suas bandeiras petroquímicas, o que garante ao cliente final a qualidade do produto. | www.adirplast.org.br.

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