Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2012 - 10:07

TÜV Rheinland certifica segunda geração de data centers de alta disponibilidade

Além da certificação do projeto, a empresa também auditora toda a operação dessas infraestruturas, já que o fator humano representa 70% das paradas de um Data Center.

A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos de certificação, inspeção e gerenciamento de projetos, acaba de conceder ao Data Center nível Tier 3 da Sonda IT, a maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, a primeira certificação de projeto e operação na América Latina.

A dupla certificação não só distingue o Data Center como de altíssimo nível de segurança e preparado para atender aos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade, como também marca a entrada da segunda geração de Data Centers de alta disponibilidade no Brasil e na América Latina.

A segunda geração de Data Centers, agora denominados seguros e de alta disponibilidade, considera, além da redundância de infraestrutura elétrica e mecânica, aspectos que vão além do projeto e abrangem também a operação do Data Center. São eles: conceitos preventivos baseados em análise de riscos; segurança (vigilância, controle de acesso); detecção precoce e combate não destrutivo a incêndio; monitoramento integrado; aspectos construtivos e arquitetônicos adequados e procedimentos e práticas para manutenção e intervenção rápida e eficaz nas situações de emergência.

São considerados ainda os sistemas de operação, manutenção, intervenção e recuperação, adequadamente documentados, nas mãos de pessoal treinado, capacitado e apto a tomar decisões, mesmo nos casos de emergências.

Isso porque, com o tempo, percebeu-se que 70% das causas de parada de um Data Center são provenientes de erros humanos, por falta de políticas e procedimentos adequados e devido à não aplicação de outros conceitos igualmente importantes.

“A solução para manter a disponibilidade passou a uma abordagem mais abrangente, considerando não só a disponibilidade através da redundância, mas também outros fatores e conceitos que afetam a disponibilidade, como segurança, controle de acesso, incêndio, localização, rede elétrica e lógica, itens que a norma TIA 942 passou a abranger”, explica o gerente de certificação de Data Center da TÜV Rheinland, Arnaldo Barbulio Filho.

A alta relevância do fator humano em um Data Center exige também a forte utilização de conceitos de prevenção de riscos e principalmente de gestão. Sem um Sistema de Gestão não é possível, ao longo do tempo, garantir que as práticas e procedimentos adequados irão se repetir, mantendo continuamente o mesmo nível de segurança, disponibilidade e integridade.

Por essa razão, segundo Barbulio, hoje o executivo de TI deve estar com sua visão voltada a uma infraestrutura condizente com as novas tecnologias e um corpo de operação altamente capacitado e maduro para fazer frente às diversas situações do dia a dia, que exigem cada vez mais decisões com maior nível de assertividade e rapidez.

“São procedimentos que, em alguns casos, nem as normas internacionais determinam, mas a certificação da TÜV Rheinland considera e exige dos Data Centers, agregando maior valor à toda infraestrutura do cliente”, explica Barbulio Filho.

A 1ª geração - Na primeira geração de Data Centers de alta disponibilidade, a preocupação era direcionada apenas às duas causas de paradas de maior visibilidade: a queda de energia e a alta temperatura na sala de servidores.

O conceito utilizado para a solução de disponibilidade era somente o da redundância, permitindo que manutenções e intervenções, ou mesmo falhas, ocorressem sem paradas, de forma que um segundo equipamento em stand by assumisse, na situação de falha ou parada, a função do primeiro. A partir dessa solução surgiram os níveis Tiers conhecidos do mercado.

Perfil da TÜV Rheinland - O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 130 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 30 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.

No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) em mais de 100 escopos diferentes, tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, equipamentos de proteção individual, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças e entretenimento, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira