Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2012 - 10:52

A inovação aberta como divisor de águas no mundo corporativo

O modelo da "inovação fechada" explica que a inovação bem sucedida exige controle, ou seja, propõe que as empresas devam controlar a geração de suas próprias ideias, assim como sua produção, comercialização, distribuição, financiamento, manutenção e suporte. Contudo, há uma corrente crescente de empresas que, atentas ao movimento do mercado, compreendem que não são mais proprietárias do conhecimento e resolveram apostar na aplicação do conceito da “inovação aberta”. São corporações que, cientes de que se não utilizarem o conhecimento que possuem alguém o fará, investem em funcionários, colaboradores e universidades e no repertório a eles atrelados.

Publicado no Brasil pela Editora Évora, o livro ‘A Revolução da Inovação Aberta – a chave da nova competitividade nos negócios’, de Stefan Lindegaard, tem como proposta ajudar líderes e empreendedores a decidir se a inovação aberta é ideal para suas organizações e mostrar como preparar a empresa para dar o o salto nessa direção.

Vários fatores servem como modelo de inovação aberta, tais como disponibilidade e mobilidade dos colaboradores nas empresas, o crescimento do mercado de capital de risco ou de fomentadores que invistam em inovação e em novas ideias. Lindegaard explica que “em uma empresa ou organização, a inovação aberta precisa combinar recursos internos e externos e agir sobre as oportunidades criadas. As empresas precisam provar que estão atentas às tendências e saber valorizar as oportunidades criadas por essa combinação. Com a inovação aberta, as empresas têm a capacidade de criar vantagens a longo prazo de gestão ou de inovação organizacional e não apenas produtos ou serviços inovadores, para implementar valor ao negócio”. Como exemplo de empresas que adotaram o sistema de inovação aberta, o autor cita Procter & Gamble, IBM, Boeing, Cisco Systems, entre outras que começaram a colher os resultados. No Brasil, um exemplo de empresa adepta à inovação e a fabricante de veiculos Fiat e seu novo Uno.

‘A Revolução da Inovação Aberta – a chave da nova competitividade nos negócios’ oferece às empresas as ferramentas necessárias para compreender, aceitar e buscar a inovação aberta, como forma de melhorar ainda mais seus produtos e serviços. Mostra como a inovação está mudando rapidamente à medida que as empresas se engajam no movimento de inovação aberta, buscando parceiros externos para co-criar produtos e serviços futuros, mudando a forma de organizarpara a inovação e, assim exigir uma nova mentalidade e novos conhecimentos, já que não é mais suficiente ser apenas um bom gerente de projeto, ou pesquisador, engenheiro, ou líder. A obra traz temas como: .Inovação Aberta - um modelo que as companhias estão adotando cada vez mais em resposta a um mundo crescentemente caracterizado pelas entidades de negócios globais e pela partilha aberta de informações.

.As pessoas que fazem a inovação acontecer – incluindo líderes e empreendedores inovadores – e os elementos essenciais que precisam estar nos lugares certos para que essas pessoas tenham sucesso.

.As pessoas relacionadas aos bloqueios, que podem impedir a inovação e algumas maneiras pelas quais isso pode ser superado.

.As habilidades de liderança pessoais que você irá precisar para se desenvolver como um líder ou um empreendedor inovador.

Com estudos de casos reais, o livro fornece um guia com reflexões e propostas de como empresas - líderes em inovação podem assumir este novo desafio e alcançar o sucesso mensurável.

Autor-Stefan Lindegaard é palestrante, facilitador e consultor estratégico que foca em tópicos de inovação aberta, encorajamento e inovação dentro das empresas, e como identificar e desenvolver pessoas que liderem a inovação. Trabalha em cooperação com líderes de empresas globais como Bang & Olufsen, Lego, e Novozymes. Ele também é o fundador e facilitador do grupo 15inno no LinkedIn, que conta com mais de 800 líderes de inovação corporativa. Stefan Lindegaard acredita que a inovação aberta requer uma perspectiva global. Seu blog – www.15inno.com – é mundialmente reconhecido. Esteve no Brasil em agosto para o Conecta, e em setembro para palestra na Procter & Gamble e General Mills.

A Revolução da Inovação Aberta |Subtítulo: A Chave da Nova Competitividade nos Negócios |Autor: Stefan Lindegaard |Tradutor: Alexandre Callari |Origem: Dinamarca/EUA.|Assunto: inovação, gestão, liderança, gestão da mudança, gestão de pessoas, comportamento organizacional, gestão da mudança. | 256 Páginas |Formato: 16x23 cm|ISBN: indisponível no momento |1ª Edição |Tiragem: 7.000|Acabamento: brochura |Preço: R$ 54,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira