Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2012 - 11:04

Renault inicia a temporada 2012 da Fórmula 1 em Jerez


A Renault se prepara para o início da temporada 2012 em Jerez, durante os primeiros treinos de inverno. Quatro equipes serão equipadas com o motor Renault RS27, o que representa um terço da categoria. A equipe Williams está se unindo ao rol de equipes motorizadas pela Renault, ao lado da bicampeão Red Bull Racing e das equipes Lotus e Caterham.

A Renault Sport F1 continua os seus preparativos para a temporada 2012 da Fórmula 1, com a primeira das três sessões de testes de inverno, que começam hoje em Jerez (Espanha). Após terem apresentado seus monopostos para 2012 à imprensa, as quatro equipes parceiras da Renault – Red Bull Racing, Williams, Caterham e Lotus – começaram o trabalho nas pistas.

As quatro equipes utilizarão a mesma especificação do motor V8, o RS27, preparado pelos técnicos da Renault Sport F1, na fábrica de Viry-Châtillon. Esta é a 35ª temporada da Fórmula 1 para a Renault, que conta com dez títulos de construtores e nove títulos de pilotos em sua lista de premiações.

Rob White, Vice-Diretor técnico da Renault Sport F1, explica que “neste ano, a Renault Sport F1 tem importantes desafios para enfrentar. Primeiro, precisamos trabalhar com quatro equipes. Isto significa quatro adaptações de chassis diferentes, quatro conjuntos de procedimentos a implementar, entre outros. Já aprendemos bastante em 2011, quando passamos de duas para três equipes. Fizemos a coisa certa quando implementamos um sistema com o objetivo de manter o nosso alto nível de performance e nossa qualidade de serviço.

Um dos grandes desafios técnicos foi adaptar o motor à nova regulamentação em relação aos escapamentos, que agora devem ser do tipo periscópio. Isso acaba com o conceito de difusor soprado, voltando quase às especificações de 2010. Mas não se trata de um simples retrocesso, pois os monopostos e a regulamentação sobre o mapeamento do motor evoluíram nesse período. Tivemos que retrabalhar nossa forma de integrar o motor ao carro como um todo, além dos quatro projetos diferentes de escapamentos.

Esta nova regulamentação permitirá que nos beneficiemos de um aumento de potência, da ordem de 10 a 20 cavalos em relação a 2011. Logicamente, a velocidade máxima deve ser maior. Devemos voltar ao nível de potência de 2009, antes do surgimento dos sistemas de escapamento soprados.

Além destas mudanças, introduzimos pequenas evoluções destinadas a melhorar a confiabilidade. Na metade da temporada foi possível otimizar algumas peças para garantir uma performance constante, seja qual for a quilometragem do motor. Deveríamos ter condições de fornecer motores V8 com uma vida útil teoricamente ilimitada. Em média, cada motor poderia ser utilizado durante três fins de semana. Com 20 corridas no calendário, teremos a vantagem de contar com certa folga.

Em paralelo, já avançamos bastante em relação à concepção do motor de forma a corresponder à regulamentação de 2014. Algumas peças já foram testadas e o motor completo vai rodar no banco de ensaios em 2013.

Temos bons motivos para ser otimistas neste ano. Será uma temporada bem atribulada, mas esperamos que ela nos traga bons frutos.”

De acordo com Jean-François Caubet, Diretor Geral da Renault Sport F1, “quando criamos a Renault Sport F1, em 2010, voltamos à nossa atividade principal na F1, ou seja, o fornecimento de motores. Três razões motivaram a nossa escolha. Primeiramente, queríamos voltar a manter o foco nas nossas atividades para termos melhores chances de sucesso. Em segundo lugar, queríamos antecipar uma redução de custos. Finalmente, queríamos explorar tecnologias aplicáveis à produção em série.

Hoje, já atingimos estes três objetivos. Falando estritamente de resultados, só podemos estar satisfeitos. Junto com a Red Bull Racing, ganhamos o nosso décimo título de construtores em trinta anos. A qualidade dos nossos produtos e serviços também foi premiada. Estamos implementando um plano de ações para valorizar ainda mais o nosso envolvimento na F1 no plano comercial, e já preparamos as bases necessárias.

Agora estamos focados na temporada de 2012, durante a qual contaremos com uma quarta equipe em nosso grupo, o que contribuirá para a eficácia do nosso investimento, aumentará a nossa visibilidade e garantirá a perenidade da nossa presença na F1.

Entretanto, precisamos satisfazer cada um dos nossos clientes de forma personalizada. Sabemos que os nossos parceiros têm prioridades e estratégias diferentes. Tentaremos corresponder a elas da melhor forma possível, com a qualidade de serviço que já é a nossa marca registrada. Não temos preferência por nenhum de nossos parceiros: há uma competição sadia e benéfica para a performance global das equipes e o desenvolvimento do nosso motor, o que constitui o nosso objetivo principal nesta temporada.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira