Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2012 - 11:04

Empresas lançam mais de 90 produtos para a Páscoa

Associados da ABICAB geram cerca de 20 mil empregos extras para a data mais importante da indústria de chocolate.

São Paulo – Pode parecer cedo, mas dentro de 15 dias o varejo de todo o País começa a montar as tradicionais parreiras com ovos de Páscoa. Na data mais saborosa do ano, as indústrias brasileiras lançarão mais de 90 produtos. As novidades foram apresentadas, em primeira mão, no dia 07d e fevereiro (terça-feira), no Salão de Páscoa organizado pela ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), que mostrou as inovações e qualidade dos produtos preparados por 12 empresas.

“A Páscoa, data mais importante para o setor, é tradicional no Brasil e tem nos ovos de chocolate o principal símbolo de comemoração e confraternização com a família e amigos”, declara Getúlio Ursulino Netto, presidente da ABICAB. Segundo a associação, em 2011 houve, nesse período, um aumento de consumo na ordem de 7% em relação ao ano anterior e foram produzidas 18 mil toneladas do produto. “Estamos bastante otimistas com a Páscoa deste ano”, diz Ursulino Netto.

A geração de empregos temporários, que se inicia em outubro e vai até a data da Páscoa, também é comemorada pelas indústrias do setor. “Neste ano, somente entre as empresas associadas da ABICAB houve uma oferta de cerca de 20 mil vagas, entre empregos em fábricas e nas lojas, com promotores”, conta Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da ABICAB.

Segundo Fonseca, o chocolate é uma categoria aspiracional e nos últimos anos observa-se um aumento significativo do consumo per-capta. ”É um produto que todos gostam. À medida que a renda das pessoas melhora, nota-se que produtos como o chocolate são acrescentados às cestas de compras”. Em 2011 o mercado apresentou um crescimento de 11% em relação a 2010, registrando um a produção em torno de 390 mil toneladas (excluídos os achocolatados em pó).

O Brasil é um importante player mundial, ocupando atualmente a quarta posição entre os maiores produtores, atrás somente dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Nos últimos cinco anos o consumo cresceu 39%.

A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que é responsável pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva nacional, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira