Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2012 - 11:37

Carnaval com responsabilidade sexual

O carnaval chega e a campanha oficial do Ministério da Saúde, focada no público jovem homossexual, mostra que o preconceito deve enfrentado e ser direto na mensagem do uso do preservativo para homens jovens que fazem sexo com homens porque há uma redução de 50% a 60% no uso da camisinha nas relações casuais que acontecem muito no carnaval.

A campanha também terá peças para o público heterossexual, mas os dados oficiais mostram que de 1998 a 2010, caiu em 20% o número de casos de HIV na população heterossexual de 15 a 24 anos, mas entre os homossexuais na mesma faixa etária houve aumento de 10,1%.

O Instituto Kaplan, especializado no estudo da sexualidade, que trabalha intensamente com metodologias de prevenção de DST/Aids e gravidez na adolescência, recebe muitas perguntas sobre preservativo, desde como colocar até sobre tipos comercializados. Em dezembro, durante o mês de prevenção da Aids, promovemos a exposição “Por dentro da camisinha”, que ensinou de modo interativo como colocar, qual a sensibilidade, textura e importância do preservativo como barreira às DST´s e gravidez.

É preciso informar que a infecção pelo HIV se dá pelo contato direto com o sangue, o sêmen e as secreções vaginais, e isto pode acontecer no sexo oral, mas principalmente, na relação vaginal e no sexo anal. O ânus e a vagina são órgãos muito vascularizados, revestidos por um tecido delgado chamado de mucosa. Na relação sexual, especialmente durante a penetração, o pênis provoca atrito na vagina ou no ânus, mesmo que a garota esteja lubrificada. Este atrito, por sua vez, causa micro-fissuras (aberturas muito pequeninas) nas paredes das mucosas, aumentando o risco de que o HIV presente no esperma entre na corrente sangüínea.

Existem camisinhas de vários tipos e qualidades. Portanto, sempre haverá uma que se adéqüe ao seu parceiro.

Sexo é uma brincadeira de verdade. Quando a gente se machuca, a cicatriz fica para sempre. Nunca delegue o cuidado com o seu corpo. O corpo só tem um dono, e este é você. Quando você delega, o outro pode não priorizar os seus interesses, e principalmente sua saúde.

Aproveite o carnaval com responsabilidade.

. Por: Maria Helena Vilela, educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira