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09/02/2012 - 12:25

Sistema é empregado desde dezembro em rodovias de Santa Catarina

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, realiza na região de Blumenau ações de conservação preventiva da malha viária. O método utilizado é inovador e prolonga a vida útil das vias públicas em até três anos, reduzindo os custos anuais com recapeamento. Serão mais de 200 km recuperados, nas rodovias estaduais SC-470 Blumenau – Itajaí / SC-474 Blumenau – Massaranduba / SC-413 Luiz Alves – BR-470 / SC-418 Blumenau - Pomerode/ SC-411 Gaspar – Brusque / SC-416 Pomerode – Jaraguá do Sul.

Os trabalhos terão início no dia 10 de fevereiro, sexta-feira, data em que haverá demonstração do método para imprensa e autoridades locais. O evento acontecerá a partir das 10h, na Rodovia SC-470, km 40, em frente ao Centro Esportivo do SESI. A previsão para o término dos serviços é meados do mês de março.

O objetivo do governo é minimizar o impacto das chuvas nas rodovias estaduais, oferecendo a população de Santa Catarina mais segurança no trânsito. “O objetivo é que façamos uma recuperação geral das rodovias da região de Blumenau, melhorando os acessos a grande parte dos municípios do Vale do Itajaí”, comenta o secretário Adjunto da Infraestrutura Paulo França.

Para operacionalizar o serviço, a empresa contratada EcoTech utilizará dois caminhões sustentáveis, fabricados no município de Palhoça (SC), com método de trabalho reconhecido pela Federal Highway Administration Roads (DNIT americano), já sendo utilizado há mais de uma década por cidades como Nova York, New Orleans e Washington, além do Exército e Guarda Costeira americanas. “Ao melhorar as condições do asfalto, também contribuímos para evitar acidentes e deixar as estradas em condições adequadas de uso”, afirma Valdir Cobalchini, secretário de Estado da Infraestrutura.

Em Santa Catarina, segundo o gestor da operação, o engenheiro José Abel da Silva, as atividades foram iniciadas em dezembro de 2011 nas rodovias SC-451 (Caçador – Taquara Verde – BR-153), SC-302 (Caçador – Porto União e Lebon Régis – BR-116), SC-303 (Caçador – Rio das Antas – Videira – Tangará – Ibicaré - Luzerna), SC-453 (Videira – Fraiburgo – Lebon Régis), totalizando aproximadamente 310 km, além das rodovias localizadas no Meio Oeste, nas Secretarias de Desenvolvimento Regional de Caçador, Canoinhas e Videira. Desde o início do trabalho, os caminhões da EcoTech já conseguiram realizar aproximadamente 8 mil intervenções.

Técnica-A EcoTech adquiriu os direitos exclusivos de licenciamento da sua tecnologia nos Estados Unidos para trazer ao Brasil um método inovador e único: um sistema de spray para reparação e conservação de estradas e operações de tapa-buraco, com recurso e matérias-primas que não agridem o meio ambiente.

Os caminhões sustentáveis da companhia, já adotados pelas prefeituras de Goiânia, Recife, Araçatuba (SP) e Abreu e Lima (PE), utilizam granulados de borracha obtidos por meio da trituração de pneus descartados, que são misturados a brita e emulsão asfáltica modificada à base de água. Cada reparo leva, em média, o tempo máximo de três minutos e pode ser realizado mesmo em período de chuvas.

De acordo com João Coragem, CEO da EcoTech, a companhia projeta investir R$ 70 milhões até o final de 2012 e atualmente tem dedicado esforços nos investimentos em tecnologia, que só no ano passado devem superar a cifra de R$ 14 milhões. Além do Brasil, a empresa tem planos de expandir sua atuação para outros países da América Latina, como Argentina, Colômbia e Chile.

EcoTech-Fundada em 2010, a EcoTech é uma empresa referência no segmento de manutenção e conservação de vias públicas (estradas e rodovias), que alia em seu método de trabalho inovação, tecnologia e sustentabilidade. Com o uso de caminhões adaptados e metodologia reconhecida pela Federal Highway Administration Roads, a companhia adquiriu nos Estados Unidos os direitos exclusivos de licenciamento da sua tecnologia, que consiste em um sistema de injeção por spray para manutenção/conservação do asfalto e operações de tapa-buraco. O processo é considerado mais rápido, eficiente e econômico do que os modelos tradicionais de recuperação da pavimentação, além de utilizar matérias-primas que preservam o meio-ambiente. [ www.ecotechbr.com].

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