Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2007 - 10:27

Fazenda marinha em frente à Central Nuclear, em Angra dos Reis

O Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande (IED-BIG) inaugurará uma fazenda marinha de criação de coquilles Saint Jacques - mais conhecido como *vieiras*, um molusco nativo da costa brasileira - na Ilha Comprida, em frente à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis (RJ), dia 17 de setembro. No local, serão " plantadas" inicialmente 20 mil sementes (filhotes) de coquilles, como resultado da parceria entre a Eletronuclear e o Instituto para restaurar a fauna marinha da Baía da Ilha Grande.

Sediado em Angra dos Reis, o Projeto de Repovoamento Marinho da Baía da Ilha Grande (Pomar) é desenvolvido desde 1994 pelo IED-BIG e o seu objetivo é eliminar a ameaça de extinção do coquille e fortalecer a maricultura na região. É um projeto pioneiro que começou na Baía da Ilha Grande e atualmente está sendo replicado em sete estados do país.

O Pomar também contribui com a qualidade de vida e geração de renda dos pescadores locais, fomentando o cooperativismo na área de aqüicultura (processo de produção em cativeiro). Já foram ministrados cursos de capacitação para quase 7 mil pessoas e, atualmente, cerca de 500 famílias estão inseridas nesta nova cultura, que é a maricultura. Nos últimos três anos, foram produzidas 23 milhões de sementes. Os coquilles, ao atingirem seis centímetros, são vendidos para os restaurantes dos grandes centros por R$ 2,00 a unidade.| Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira