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09/02/2012 - 12:44

Somente 14% das empresas estão plenamente satisfeitas com mensuração de resultados de TI, aponta pesquisa da Amcham

Apesar de 96% reconhecerem a existência de uma maior pressão pela construção de indicadores, a maioria dos gestores ainda não encontrou a forma ideal de fazê-lo.

A área de TI vive hoje um paradoxo. Ao mesmo tempo em que cresce a pressão pela mensuração de resultados e processos, as empresas ainda não conseguem dar conta dessa tarefa a contento. Pesquisa da Amcham com executivos do segmento detectou que 96% reconhecem uma tendência de maior cobrança por construção e adoção de indicadores. Por outro lado, somente 14% se dizem totalmente satisfeitos com a forma como essa quantificação é realizada.

Para as companhias, os principais pontos que dificultam essa mensuração envolvem conseguir tangibilizar todos os benefícios e retornos das ações (41%); estabelecer indicadores que indiquem desempenho, governança e maturidade da área (30%); obter informações sobre o impacto de TI em outros setores da empresa (18%); e quantificar a eficiência dos processos e sistemas de tecnologia (14%).

Os aspectos-chave em que as companhias focam ao mensurar os resultados de TI são principalmente melhoria de processos (80%); aumento dos lucros e impactos de processos de TI (55%); maturidade da área (18%); gestão de riscos (16%); e comparação com níveis de mercado (14%).

Na percepção dos participantes da pesquisa da Amcham, quantificar os resultados de TI traz benefícios, tais como: direcionar melhor os investimentos na área (59%); corrigir falhas nos processos (55%); identificar pontos com potencial para redução de custos (43%); garantir maior visibilidade da área (36%); e justificar investimentos (34%).

Para a sondagem, a Amcham ouviu 44 empresários, gestores e executivos da cadeia de Tecnologia da Informação que participaram de comitê da área em São Paulo no dia 31/01. Na amostra consultada, 73% afirmaram que já faz parte da política de suas empresas a mensuração periódica e o desenvolvimento de indicadores de desempenho de TI.

Comitê de TIC-A sondagem foi aplicada durante reunião do comitê de Tecnologia da Informação & Comunicações da Amcham-São Paulo. O grupo é composto por executivos de grandes, médias e pequenas empresas e discute assuntos que envolvem diretamente o setor.

No encontro do dia 31/01, ocasião em que foi aplicada a pesquisa, foi debatido o tema “Indicadores e Métricas de Desempenho em TI”, com as presenças de Bernardo Tavares, CIO da Unilever; José Otávio Garcia; CIO da Diagnósticos América; e Marcelo Carreras, diretor de TI da CPFL Energia.

A Amcham (Câmara Americana de Comércio) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem sua atuação baseada em dois pilares centrais: defesa da livre iniciativa privada no Brasil e das relações entre o País e os Estados Unidos.

Além dos serviços típicos de uma câmara de comércio, a Amcham oferece um amplo portfólio de produtos e serviços que a coloca na posição de mais ativa e complexa entidade no Brasil em promoção de serviços para o meio empresarial. São 150 comitês temáticos de discussão; forças-tarefa para trabalhar por temas essenciais a um melhor ambiente de negócios; um intenso calendário de seminários, feiras e palestras com expoentes do empresariado nacional e autoridades brasileiras e americanas; diversas atividades voltadas à geração de oportunidades de negócios para os associados; programa de vistos em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo; missões comerciais e serviços para o exportador e o importador; centro de arbitragem de conflitos; e business centers que abrigam eventos próprios e de terceiros. As atividades da Amcham atraem mais de 180 mil profissionais ao ano. [www.amcham.com.br].

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