Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2012 - 13:11

Boa Vista Serviços: indicador de registro de inadimplentes apresenta estabilidade no início de 2012

Em comparação com janeiro de 2011, o crescimento foi de 17,3%. Recuperação de crédito subiu 28,2% frente a janeiro de 2011 e 1,0% sobre dezembro.

Registro de Inadimplentes: Dados da Boa Vista Serviços, com abrangência nacional, mostram que o número de novos registros ficou estável em janeiro de 2012, subindo apenas 0,1% na comparação com dezembro de 2011, já descontadas as influências sazonais (ver Gráfico 1).

Na comparação com janeiro de 2011, o aumento no número de registros foi de 17,3%.

O valor médio das dívidas em janeiro de 2012 foi de R$ 1.120,5, 1,7% superior ao valor de janeiro de 2011.

* Todos os gráficos:série dessazonalizada (Média de 2010) | Fonte:Boa Vista Serviços

O indicador tem apresentado maior estabilidade nos últimos meses, com diminuição do ritmo de crescimento na comparação com os mesmos meses do ano anterior (gráfico 2). A revogação de boa parte das medidas restritivas, o processo de redução dos juros básicos da economia, as condições ainda favoráveis no mercado de trabalho e uma menor expansão do crédito em 2012 devem continuar contribuindo para um crescimento menor nos níveis de registros de inadimplentes em relação ao crescimento observado em 2011.

Regiões -A análise regional dos registros de inadimplentes mostra que a região Sudeste apresentou a maior variação tanto em relação ao mês de dezembro de 2011 (1,9%) quanto sobre janeiro de 2011 (20,8%). A região Nordeste ficou com a menor alta de registros, com um crescimento de 6,0% sobre janeiro de 2011. Contra dezembro apresentou diminuição de 5,0%, com ajuste sazonal, conforme tabela 1.

.A tabela 1 mostra as variações nas diferentes regiões e períodos: *Séries Dessazonalizadas | Fonte: Boa Vista Serviços

Recuperação de crédito-No que se refere à recuperação de crédito - exclusão dos registros de inadimplentes - houve aumento de 28,2% na comparação de janeiro de 2012 com janeiro de 2011. Na variação mensal o indicador registrou um aumento de 1,0% de janeiro de 2012 para dezembro de 2011, na série com ajuste sazonal. O gráfico 3 mostra a recuperação do crédito em comparação com o registro de inadimplentes.

Série dessazonalizada (Média de 2010 =100) | Fonte: Boa Vista Serviços

Regiões-A análise regional da recuperação de crédito mostra que na comparação com janeiro de 2011, houve maior recuperação no centro oeste (31,5%). A região Sudeste ficou com a maior alta da recuperação contra dezembro de 2011, apresentando crescimento de 1,6%, já com ajuste sazonal, conforme tabela 2.

*Séries Dessazonalizadas | Fonte: Boa Vista Serviços

Perfil-A Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), é a única empresa do segmento de informações comerciais com controle nacional. São mais de 350 milhões de dados sobre transações realizadas por consumidores e mais de 42 milhões de registros sobre empresas. A cobertura nacional das informações armazenadas pela Boa Vista é garantida por meio do envio de dados por clientes com presença em todo o País, informações obtidas de fontes oficiais e ainda pelo compartilhamento de dados as principais entidades representativas do varejo de todas as regiões. Essa riqueza de informações gera poderosas ferramentas para auxiliar o processo de tomada de decisões em todas as etapas do ciclo de negócios.

A Boa Vista atende cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos em todos os segmentos da economia e na velocidade que o mercado precisa, em benefício do crescimento brasileiro. O compromisso com a sustentabilidade e contribuição para a orientação sobre crédito consciente à população são iniciativas do Movimento de Apoio ao Consumidor (www.apoioaoconsumidor.com.br). Além disso, a Boa Vista é totalmente preparada para o Cadastro Positivo, apresentando soluções adequadas para atender essa nova demanda de crédito no Brasil. [www.boavistaservicos.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira