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09/02/2012 - 14:15

O que esperar do franchising em 2012?

Negócio formatado, testado e aprovado. Pronto para ser aberto e trabalhado. As franquias realmente se despontam como uma atrativa opção para aqueles que desejam empreender. As facilidades de uma marca reconhecida no mercado fazem grande diferença na hora de realizar o sonho do próprio negócio. Entretanto, com um cenário econômico mundial turbulento, crises em alguns países europeus e incertezas sobre o crescimento do mercado interno, o que esperar do franchising em 2012?

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ano de 2011 deve fechar com crescimento de 15% na comparação com 2010, faturando R$ 86 bilhões. Em relação ao número de marcas e unidades, o crescimento estimado será de 10%. Para 2012, a entidade prevê uma expansão também de 15% no faturamento, 8% no número de marcas e entre 9% a 10% na quantidade de unidades.

Hoje, o principal desafio para quem ingressa nesse segmento é a localização de um ponto comercial estratégico, que possa garantir à futura unidade certa visibilidade com seu público-alvo. O custo elevado dos imóveis, tanto em shopping centers quanto nos bairros de cidades de médio e grande porte, torna, ainda mais para um empreendedor sem muita experiência, mais difícil o desafio de alcançar o sucesso.

Depois, mas não menos importante, é o interesse e as informações que alguns futuros franqueados possuem quando desejam entrar nesse segmento. Apesar de o conceito ter mudado muito nos últimos anos, alguns empresários ainda acreditam que pertencer a uma marca reconhecida seja o suficiente para o negócio prosperar. Quem acredita que ‘arregaçar as mangas’ para a empresa crescer é apenas tarefa dos empregados se engana e pode estar fadado ao fracasso.

A crise na Europa torna a América do Sul, e principalmente o Brasil – centro das atenções de investidores estrangeiros - um dos principais mercados de internacionalização de franquias, atraindo, assim, marcas de fora que ainda não atuam no país.

As franquias de serviços despertam como uma tendência no atual cenário. Além de trazerem know-how ao empresário, não necessitam de ponto comercial em shopping centers ou ruas de grande circulação, fato que, naturalmente, encarece o negócio. O trabalho e relacionamento que o franqueado deve ter nessa modalidade também mostrarão muito o lugar que o mesmo deseja chegar, já que, diferente de franquias varejistas, o empreendedor não terá um espaço físico com produtos tangíveis para serem mostrados aos consumidores.

Crises econômicas sempre existirão. A diferença entre o sucesso e o fracasso das empresas, sejam franquias ou não, é como o empreendedor age durante esses cenários de incertezas. Enxergar oportunidades, negócios e soluções em tempos que todos estão acreditando que tudo possa piorar é um diferencial. Se os empreendedores pensarem (e agirem) dessa forma, 2012 será um ano muito promissor.

.Por: Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias. A empresa possui em sua carteira de clientes empresas, empreendedores, franquias e franqueados de variados segmentos, entre eles: Sunbelt Business Brokers, Grupo Brasanitas, Probiótica, Devassa, Seven Idiomas, Station Car, BNI Brasil, Tok Jóias, Elefante Verde, Cactus Mexican Food, Empório Dom João, Mousse Cake Café, Planeta Imaginário, dentre outras – www.fransystems.com.br – Gigliotti é também mestre em administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP Laureate, Belas Artes, BI e Ibmec/Veris.

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