Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2012 - 07:50

Cresce interesse dos serviços ambulatoriais pela acreditação internacional da JCI

Padrões de qualidade e segurança são diferentes aos das unidades hospitalares.

Dados do último levantamento do IBGE apontam que existem no Brasil mais de 67 mil serviços de saúde públicos e privados sem internação, o que representa cerca de 70% das instituições de saúde do País. De acordo com Heleno Costa Júnior, coordenador de Educação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), tem havido o interesse crescente dessas organizações pela acreditação. Só no último ano, a busca por uma assistência de acordo com os padrões de qualidade e segurança preconizados pelo Joint Commission International (JCI), representada com exclusividade no Brasil pelo CBA, cresceu cerca de 130%.

Serviços ambulatoriais como, pronto-atendimento, odontologia, oncologia, tratamento de doenças crônicas e demais serviços que não oferecem internação ao paciente, contam com um Manual de Acreditação desenvolvido pelo CBA/JCI com padrões específicos voltados para suas necessidades. Em sua segunda edição, o manual contempla funções como Metas Internacionais de Qualidade, Gerenciamento da Melhoria da Qualidade, Gerenciamento do Ambiente e Controle de Risco, entre outras.

“A JCI percebeu a necessidade de um produto mais voltado a esses serviços. Por isso criou um manual que reflete a necessidade de uma assistência atenta a rígidos padrões de qualidade e segurança em procedimentos de pequena e média complexidade”, conta Heleno. E faz uma ressalva: “é importante frisar que esse manual está voltado para serviços completamente separados de estruturas hospitalares. Serviços sem internações prestados dentro de hospitais estão sujeitos aos mesmos padrões preconizados pelo Manual Hospitalar”, afirma.

Lançado em 2010, a segunda edição do Manual para Ambulatórios contempla também serviços de odontologia. Segundo o representante do CBA, os serviços prestados por cirurgiões-dentistas, protistas, anestesistas, entre outros, também podem se amparar nas metas internacionais de segurança, como melhorar a segurança de medicamentos de alta-vigilância, realização de cirurgias em local correto e redução do risco de infecção.

Atualmente, encontram-se em fase de avaliação para acreditação mais de quinze instituições, tais como o ambulatório do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fiocruz de Pernambuco; a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Estado do Rio de Janeiro; e as unidades do Rio e de São Paulo da Dream Care, ambulatório especializado em doenças do sono.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira