Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2007 - 11:07

II Festival Gastronômico da República Dominicana em São Paulo


Nos dias 20 e 21 de setembro, restaurante Zafferano, do Crowne Plaza São Paulo, recebe o aclamado chef Mike Mercedes que vai preparar pratos típicos do país caribenho.

O Escritório de Promoção Turística da República Dominicana no Brasil e o Hotel Crowne Plaza promovem de 20 a 21 de setembro o II Festival Gastronômico da República Dominicana em São Paulo. O evento traz ao Brasil o aclamado chef dominicano Mike Mercedes, um dos maiores responsáveis pela disseminação da gastronomia do país caribenho para o mundo.

Prato mais tradicional da República Dominicana, o sancocho (sopa com bananas verdes, abacate, frango ou carne) ganhará uma versão especial do chef Mike Mercedes que vai incluir no cardápio o Locrio (adaptação da paella espanhola) e inúmeros outros saborosos pratos típicos do país.

O II Festival Gastronômico da República Dominicana será realizado no restaurante Zafferano, do Hotel Crowne Plaza, nos dias 20 e 21 de setembro das 19h às 24h. Oportunidade para conhecer e saborear os autênticos pratos da culinária dominicana e descobrir que a gastronomia do país caribenho também atrai e encanta pelo visual de tons vivos e pelo sabor exótico. Sob influência da culinária antilhana e crioula, a cozinha dominicana incorporou ingredientes e modo de preparo semelhantes aos das Américas Central e do Sul, em especial, o arroz, os peixes, carnes e vegetais.

Visitantes bem diferentes irão alegrar o Festival – os Diablos Cojuelos: O Carnaval Dominicano é uma das tradições mais coloridas e a celebração mais alegre do país. Ocorre com maior intensidade no último final de semana de fevereiro, mas dependendo da região, se celebra todos os finais de semana de fevereiro e até início de março. Existem outras datas particulares em que algumas cidades celebram carnavais isolados, porém com a mesma criatividade e entusiasmo de fevereiro.

Os Diablos Cojuelos são personagens típicos do carnaval da República Dominicana. Os que estarão divertindo o nosso Festival são os de La Veja, cidade da região central da República Dominicana. Eles andam soltos pelas ruas aterrorizando os foliões e açoitando as pessoas com “vejitas” (bexigas de borracha) e chicotes.

O chef Mike Mercedes - Nascido em Puerto Plata, cidade da costa norte da República Dominicana, o chef Mike Mercedes é um dos maiores responsáveis pela difusão da culinária dominicana ao mundo. Em 2007, ele completou 50 anos de dedicação à arte da gastronomia.

Mercedes deu os primeiros passos em sua trajetória profissional como ajudante de comidas frias no Hotel Embajador, em Santo Domingo, capital dominicana. Recebeu ainda uma bolsa para estudos avançados de cozinha no Colégio Tecnológico de Paris, na França. Também esteve na Escola Hoteleira de Porto Rico, onde recebeu Medalha de Ouro como melhor estudante.

Trabalhou por vários anos nos Estados Unidos e começou a cozinhar e servir seus pratos para personalidades do âmbito político, religioso e artístico. O Papa João Paulo II, os reis da Espanha, Juan Carlos e Sofia; a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Jackeline Kennedy, o ex-governador de Nova York, Nelson Rockefeller, além de Emilio e Glória Estefan, Celia Cruz e Tito Puente estão entre as personalidades mundiais que experimentaram os pratos preparados por Mike Mercedes.

Entre os prêmios recebidos pelo chef dominicano estão uma placa e um troféu da Sociedade Filantrópica de Paria e da Long Island Chef Association e também as caçarolas de prata da revista Mundo Diplomático Internacional. Em fevereiro deste ano, Mercedes apresentou uma mostra da cozinha dominicana na sede das Nações Unidas.

Agastronomia dominicana - Uma cozinha fácil e espontânea. Resultado do encontro ou mesmo choque de diferentes culturas procedentes de vários países de distintos continentes. Assim é a gastronomia dominicana. Antes da chegada dos colonizadores espanhóis em 1492, os índios taínos tinham uma cultura culinária baseada nos ingredientes e limitações tecnológicas próprias da ilha. Todavia, alguns ingredientes e pratos foram transmitidos ao longo dos séculos e formam até hoje parte da tradição gastronômica do país.

Com a chegada dos espanhóis, novas plantas, animais e métodos de preparo dos alimentos foram introduzidos na ilha e incorporados à cozinha crioula. Os espanhóis acrescentaram à culinária dominicana os sabores do Mediterrâneo e outros herdados dos árabes que dominaram a península ibérica por vários séculos.

A introdução de escravos africanos acrescenta novos sabores às tradições culinárias dominicanas e, hoje, é notada nos caldos condimentados. As combinações seguem com o uso do arroz, do bacalhau e das massas. A cozinha dominicana é similar a Porto Rico, Cuba e outros países da região. Em muitos casos, os pratos são quase idênticos, apenas com nomes diferentes.

Crowne Plaza - Com 217 apartamentos, o Crowne Plaza São Paulo é um dos hotéis mais tradicionais da capital e faz parte da rede inglesa InterContinental Hotels Group, líder no segmento de hotelaria com mais de 3.650 hotéis em cerca de 100 países.

Possui andares executivos com apartamentos e suítes equipados com computador, salas para reuniões, business center, centro de convenções, teatro, o restaurante Zafferano com cozinha mediterrânea e o The Red Horse Bar com charutaria com sala exclusiva para apreciadores de charuto.

O exclusivo programa Sleep Advantage garante aos hóspedes uma excelente noite de sono e conta com amenities especiais do sono como CD com músicas relaxantes, mini-guia com exercícios e dicas de relaxamento, kit com protetores de ouvido, máscara para dormir, spray com aroma de lavanda, Drape Clip para blackout de janelas e luz sentinela, além de um andar exclusivo denominado "Quiet Zone" (Zona de Silêncio), onde serviços de arrumação e limpeza são suspensos das 21h às 10h.

II Festival Gastronômico da República Dominicana, dias 20 e 21 de setembro, das 19h às 24h, no Restaurante Zafferano (Hotel Crowne Plaza São Paulo), Rua Frei Caneca, 1360 - Cerqueira César,São Paulo (SP), R$69,00 por pessoa.Informações e reservas: (11) 4501 8030 / 4501 8000 - Ramal 34.Cartão de crédito: todos, com exceção do Hipercard | www.saobr.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira