Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/02/2012 - 09:13

Presidente sul-africano anuncia investimentos maciços em infraestrutura

África do Sul vai convocar um Encontro de Infraestrutura para discutir novas oportunidades de investimento em uma grande variedade de projetos nas nove províncias do país.

África do Sul – O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, afirmou que o país vai montar um grande programa de investimentos em infraestrutura. Ao fazer o Discurso do Estado da União, realizado anualmente, Zuma destacou que a proposta vai além da criação de usinas de energia, linhas ferroviárias, barragens e estradas. O Plano deve envolver também a industrialização da África do Sul, geração de competências e criação de empregos.

As ações no campo da infraestrutura serão supervisionadas por uma recém-criada comissão, a Presidential Infrastructure Coordinating Commission, e terá como base a experiência em gestão de projetos adquirida ao longo da Copa do Mundo FIFA de 2010, quando o país hospedou o evento com grande sucesso.

Zuma destacou a candidatura da África do Sul para sediar o radiotelecópio Square Kilometre Array, em colaboração com outros oito países do continente, como "um projeto com grande potencial". A candidatura vencedora será anunciada em março de 2012.

Entre os projetos anunciados pelo Presidente da África do Sul estão: .Investimentos significativos em infraestrutura ferroviária nas províncias com maior atividade de mineração – Limpopo, Mpumalanga e região noroeste. O objetivo é utilizar o transporte ferroviário em vez de estradas para transportar minério, minerais, bens e serviços, e assim facilitar a racionalização das operações de mineração e promover o beneficiamento.

. A criação de um corredor logístico ligando o coração econômico de Gauteng com as instalações portuárias na costa de KwaZulu-Natal. A Transnet investirá mais de 300 bilhões de rands (moeda sul-africana) em projetos durante os próximos sete anos – 200 bilhões de rands em trilhos e o restante na reforma de portos.

.O porto de Ngqura, situado na costa leste, será reformado para atender ao crescimento rápido que é esperado no setor de exportações de manganês.

.A linha ferroviária utilizada para o transporte de minério de ferro e que liga as operações de mineração no norte do Cabo ao porto de Saldanha será reformada para aumentar a sua capacidade.

.A construção de infraestruturas essenciais para a população incluirá duas novas universidades – Mpumalanga e Northern Cape – e a revitalização das instituições de ensino para enfermeiros e professores.

O presidente Zuma garantiu ainda o apoio do país ao ambicioso projeto Estrada Norte-Sul e Corredor Ferroviário, que ligará os países de todo o continente africano. Ele destacou iniciativas para promover o crescimento da economia verde, adoção de energia solar e conservação energética. O objetivo é garantir que a "indústria permaneça financeiramente viável e sustentável", ao mesmo tempo assegurando às comunidades mais pobres acesso a serviços de custo reduzido.

O presidente elogiou o fato de que a África do Sul sediou a COP 17 de Mudanças Climáticas e disse que o país vai participar da próxima "Rio +20”, evento que marcará o 10º aniversário do Encontro Mundial do Desenvolvimento Sustentável.

Zuma reforçou que o país está alcançando progressos na luta contra o crime e a corrupção, sendo que só no ano passado houve uma diminuição de cinco por cento no número de crimes graves. "No entanto, não vamos nos acomodar. Continuaremos executando os nossos programas para que os sul-africanos se sintam e de fato estejem seguros”.

Foram anunciados também planos para criar museus e memoriais para celebrar a história do país. O presidente parabenizou o atleta paraolímpico Oscar Pistorius por ter recebido o cobiçado Prêmio Laureus Sports e manifestou o seu apoio à participação da África do Sul nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira