Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/02/2012 - 09:26

Número de planejadores financeiros certificados cresce 47% no Brasil

Emergentes como China, Índia e Indonésia também apresentaram crescimento expressivo em 2011.

São Paulo – O IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) registrou a marca de 714 profissionais brasileiros com a certificação CFP (Certified Financial Planner) no final de 2011. O número é 47% maior do que os 485 profissionais certificados no final de 2010.

No mundo, o número de planejadores financeiros pessoais com a certificação CFP chegou a 139,8 mil, contra 133,7 mil no ano anterior, um crescimento de 4,5%. Além do Brasil, países emergentes como Índia, China e Indonésia também registraram crescimento bastante acima da média por serem também países onde o número de profissionais certificados é menor. A Índia elevou sua marca em 22% (de 1,3 mil para 1,6 mil profissionais certificados), enquanto a China cresceu 20% (de 9 mil para 10,8 mil) e a Indonésia 14% (de 703 para 802).

“Nas economias emergentes, o conceito de planejamento financeiro pessoal começou a ganhar força nos últimos anos. A tendência é continuarmos vendo crescimentos percentuais expressivos nesses países, a medida em que a profissão se consolida e os investidores passam a entender a importância de administrar bem seu orçamento e saber investir”, afirma o presidente do IBCPF, Ulf Mannhardt.

A certificação nasceu na década de 80, nos Estados Unidos. No Brasil, os primeiros profissionais foram certificados em 2003.

No total, 25 países emitem certificações CFP. Além dos já citados, fazem parte da lista: África do Sul, Austrália, Áustria, Alemanha, Canadá, China, Colômbia, Coréia do Norte, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Inglaterra, Irlanda, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Singapura, Suíça, Tailândia e Taiwan.

O IBCPF é uma entidade de autorregulação, não governamental e sem fins lucrativos, fundada em maio de 2000, por iniciativa de profissionais da área financeira, para implantar, certificar e controlar a atividade de planejador financeiro pessoal, necessária ao atendimento de uma demanda crescente de clientes. A certificação de planejador financeiro pessoal surgiu nos Estados Unidos, na década de 80. Em 2004, com o crescimento da certificação, foi criado o Financial Planning Standards Board - FPSB, responsável pela divulgação, gerenciamento e controle do uso da marca CFP fora dos Estados Unidos.

No Brasil, o IBCPF é a única entidade afiliada ao FPSB e autorizada a conceder a certificação CFP para profissionais que atendam aos padrões mundiais desta certificação, resumidos nos 4 E's: Exame, Educação, Experiência profissional e Ética. No país, a certificação é emitida desde 2003.

No final de 2004, a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) tornou-se associada sênior do IBCPF, com a missão de promover entre os bancos associados a certificação CFP e difundir o reconhecimento e credibilidade desta marca no Brasil, especialmente junto a comunidade financeira e o público em geral.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira