Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/02/2012 - 09:26

Michael Page cresce 70% em volume de contratações no país em 2011

Ano de 2011 foi o ano da infraestrutura e da maior pulverização do emprego pelo país.

O ano de 2011 ficará marcado pelo aumento da demanda em todos os setores ligados à infraestrutura e ao investimento produtivo. Novas plantas fabris, novas empresas no país e investimentos de longo prazo foram os pontos altos de um ano onde a disputa pelo talento nunca foi tão intensa busca por profissionais experientes. Todo o país foi beneficiado com este novo cenário. Muitos executivos puderam voltar para casa ou decidir por viver em outra região.

Balanço Nacional-A Michael Page contratou, nos níveis de alta e média gerência, mais de 3.200 executivos no ano de 2011. Este número representa um crescimento médio de 70% com relação a 2010. O crescimento se deu principalmente nas divisões ligadas à infraestrutura, como engenharia, Construção, Tecnologia e principalmente nas posições relacionadas ao mercado de Óleo & Gás, com crescimento de mais de 2000% em 2011.

2011 foi também um ano Carioca e Mineiro, além de iniciarmos presença marcante no Nordeste. Muito pautado pelas contratações de Engenharia, Mineração e Petróleo. “No Nordeste, com o crescimento do consumo da classe C, muitas companhias abriram suas operações comerciais e outras decidiram por profissionalizá-las e isso aumentou fortemente a demanda por profissionais de vendas e marketing na região”, afirma Paulo Pontes, presidente do Grupo Michael Page no Brasil.

Apesar da redução na participação geral nas contratações, as mulheres também cresceram em volume de contratações, em cerca de 40%.

As divisões relacionadas à engenharia e energia, apesar de ainda contarem com baixa participação, representam crescimento expressivo de mulheres em cargos de liderança. Este movimento tende a continuar, visto a necessidade de suprir uma carência histórica de mão de obra nestas áreas no país. As mulheres também já perceberam isso e se nota o aumento de oferta destas profissionais no mercado e até nas universidades.

As posições mais demandadas no país em 2011, segundo a Michael Page no Brasil.

* Salários podem variar conforme a região, porte da empresa, entre outros

Nordeste-A Michael Page contratou no Nordeste principalmente nas divisões ligadas a Vendas & Marketing e Engenharia. O desenvolvimento de grandes grupos locais tradicionais e o crescimento do consumo em toda a Região Nordeste fizeram com que a expansão se desse principalmente nestas áreas. Nota-se, ainda, que o complexo de Suape ainda é o grande polo de Pernambuco para comércio exterior.

As posições mais demandadas no país em 2011, segundo a Michael Page na região:

* Salários podem variar conforme a região, porte da empresa, entre outros

A Região Nordeste surge como a com maior potencial de crescimento do país em 2012 no que diz respeito a contratações. Já representou 4% do total de contratações no Brasil

Sul -A Michael Page contratou no Sul principalmente nas divisões ligadas a Vendas & Marketing e Engenharia. Além disso, muitas posições na área financeira e RH foram geradas para suportar o crescimento das empresas da região.

As posições mais demandadas no país em 2011, segundo a Michael Page na região:

* Salários podem variar conforme a região, porte da empresa, entre outros

O Sul do Brasil hoje é considerado um pólo de candidatos de excelência, com uma perfeita associação à qualidade de vida. A demanda cresceu bastante nos últimos tempos. A participação da região sul nas contratações no Brasil já é de 9%, que representa um crescimento de 92% com relação ao ano anterior.

São Paulo - A Michael Page contratou em São Paulo de maneira mais equilibrada. As divisões de finanças e tecnologia, além de logística tiveram algum destaque. Além disso, muitas posições na área financeira e RH foram geradas para suportar o crescimento das empresas em todo o país, já que São Paulo concentra a maioria dos escritórios administrativos das grandes empresas.

As posições mais demandadas no país em 2011, segundo a Michael Page na região:

* Salários podem variar conforme a região, porte da empresa, entre outros

Por ser a maior operação nacional com presença há 12 anos no mercado, São Paulo cresceu em 8% em volume de contratações com relação a 2010. A região metropolitana ainda representa cerca de 32% do total de contratações do país.

Interior de São Paulo - O interior de São Paulo continua mostrando sua vocação de berço dos investimentos na indústria. A maioria da demanda se concentra em tudo que gira em torno das plantas industriais, desde a produção até o controle financeiro. A novidade é o crescimento dos serviços que chegaram para suportar o crescimento da região. Isso gerou aumento de demanda nas posições comerciais e de marketing. Veja abaixo algumas posições bastante demandadas na região:

* Salários podem variar conforme a região, porte da empresa, entre outros

O Interior de São Paulo representou em 2011 um crescimento de 8% no volume nacional de contratações. A região responde por quase 9% das contratações do país.

Rio - O advento dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, além do Pré-sal e dos investimentos em segurança, trouxeram o Rio de volta e com muita força na disputa pelos talentos. A demanda tem se intensificado e muitos profissionais estão considerando viver no Rio frente a este novo cenário.

As divisões de Engenharia, Oil&Gas e relacionadas a investimentos em infraestrutura foram as grandes vedetes de 2011.

* Salários podem variar conforme a região, porte da empresa, entre outros

O Rio de Janeiro cresceu mais de 100% em volume de contratações com relação a 2010, um ano que já observou um alto crescimento. O estado já representa mais de 30% do total de contratações do país.

Minas Gerais - O estado de Minas ainda é o berço da engenharia. 85% das contratações se dão em setores ou aéreas correlatas às diversas engenharias. O setor de mineração é muito forte, especialmente com o aumento da demanda local e da China, além de alguns outros players emergentes do cenário internacional.

A demanda por profissionais técnicos e especializados fez com que os veteranos voltassem ao mercado com mais força. Os salários para este tipo de profissional também mostrou alta. Aproximadamente 25% das contratações de 2011 para engenharia na região foram efetivadas com profissionais com mais de 50 anos. Acompanhe as posições mais demandadas no estado:

* Salários podem variar conforme a região, porte da empresa, entre outros

A região foi a que mais cresceu em termos relativos. Foram mais de 480% no volume de contratações no ano de 2011 contra 2010. Minas já responde por 17% das contratações do país.

Presente em 32 países e responsável pela contratação de mais de 30 mil executivos no mundo todos os anos, o Grupo Michael Page está a mais de 12 anos no Brasil. O país, que hoje representa a 3ª operação do grupo em faturamento e responde por cerca de 10% do volume global anual de contratações. [* Salários podem variar conforme a região, porte da empresa, entre outros].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira