Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/02/2012 - 09:36

Lubrificantes Fenix investe na implantação de novo laboratório


O objetivo é melhorar o processo de rerrefinio de OLUC (Óleo Lubrificante Usado/Contaminado).

Um laboratório químico com equipamentos de primeira linha e mão de obra qualificada é sem duvida nenhuma, um dos pontos principais para um serviço de excelência.

Foi pensando nisso, que a Lubrificantes Fenix realizou um investimento de 150 mil na construção de seu novo laboratório. O laboratório segue os padrões prescritos na resolução 130, de 1999 da ANP (Agência Nacional do Petróleo). O espaço é dividido em cinco salas : 1ª laboratório de recebimento e arquivo de amostras, controle geral de documentações; 2ª laboratório de analises de infravermelho, titulações, contagem de partículas e centrifugações; 3ª laboratório de análises de viscosidade e colorimetria; 4ª laboratório de análises a quente e filtrações TAF, TRF, fulgor, resíduo de carbono e 5ª laboratório para análise de água por destilação, testes em banho-maria, densidades, descartes e limpeza geral de vidrarias.

A mudança motivou e impulsionou toda a equipe da empresa, no sentido de organização e melhorias nos procedimentos internos. O antigo laboratório possuía um layout desatualizado, o que não permitia uma visão crítica de cada área física e até procedimental. A Supervisora Laboratorial da Fenix, Ana Paula Tereza, vê a nova divisão de uma maneira muito positiva: "Teremos que nos readaptar a trabalhar em áreas distintas, com toda nossa equipe atuando em cada setor do laboratório de uma maneira mais efetiva e organizada".

Apesar do laboratório bem equipado, a mudança também impulsionou a Lubrificantes Fenix a buscar novos equipamentos. Esta sendo adquirida uma nova balança semi-analítica para pesagens sólidas, uma bomba de vácuo para filtrações e um agitador magnético com aquecimento para desidratações. Além das aquisições materiais serão contratados dois novos técnicos em química.

Para Ana Paula, os investimentos são um marco para a empresa: "Com o novo laboratório conseguiremos criar procedimentos mais eficazes, não somente por exigência das adequações com as normas da ANP e ISO 14001, mas também para melhorias continuas de nossos processos laboratoriais" finaliza a Supervisora.

A Fenix busca com esse investimento novos conhecimentos e métodos ainda mais eficientes no processo de qualidade do rerrefino de óleo lubrificante usado. Um controle de qualidade especializado é importante para a garantia de que esse Básico Rerrefinado vai sair do laboratório com características semelhantes ao básico de primeiro refino, podendo ser utilizado em diversas aplicações e absorvido pelo mercado.

O rerrefino de OLUC é um exemplo de ação que garante sustentabilidade ao meio ambiente, pois o que poderia ser descartado de forma inconsciente prejudicando a natureza é trabalhado por técnicos especializados através de um processo específico e devolvido ao mercado como matéria prima (óleo básico rerrefinado).

Resolução 130, de 1999, da ANP "Os óleos lubrificantes básicos rerrefinados, especificados no presente Regulamento, são óleos lubrificantes, obtidos do rerrefino dos óleos lubrificantes usados coletados nos postos de serviço ou outros pontos de forma a evitar o seu descarte para o meio ambiente".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira