Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2012 - 10:13

Marco: um bilhão de conexões banda larga móvel LTE e HSPA LTE deverá ultrapassar 100 implementações globais até o fim de 2012

Região das Américas deverá ultrapassar 250 milhões de conexões banda larga 3GPP até o final de 2012.

Bellevue, Wash. – O marco de um bilhão de conexões de tecnologias de banda larga móvel LTE e HSPA deverá será atingido até o final de março de 2012, anuncia a 4G Americas. Em dois anos, este número deve dobrar, chegando a dois bilhões de conexões, de acordo com dados da Informa Telecoms & Media. As Américas continua sendo o mercado que mais contribui para o alcance do marco. A região contará com mais de 250 milhões de assinaturas LTE e HSPA até o final de 2012, chegando a dobrar este número até 2015, alcançando 700 milhões de assinaturas em 2016. De acordo com as estimativas da 4G Americas, até o final de 2012, mais de 100 redes comerciais LTE estarão em operação.

“Há uma grande aceleração e a participação de mercado da banda larga móvel está crescendo rapidamente em relação ao mercado global sem fio”, afirma Chris Pearson, Presidente da 4G Americas. “O ecossistema que sustenta as tecnologias 3GPP, incluindo as tecnologias HSPA e a LTE, é incomparável. O único obstáculo para o progresso deste setor é o recurso essencial de espectro – sem espectro, o ritmo de crescimento e desenvolvimento deve ser mais lento”, conclui.

Como exemplo, os Estados Unidos é atualmente o maior mercado para a LTE, uma tecnologia com arquitetura plana de alta largura de banda que oferece as maiores eficiências em capacidade de espectro. É uma tecnologia flexível, com implementações em bandas de espectro menores como 1,4 MHz. No entanto, a maior eficiência de espectro é encontrada em bandas maiores como 10MHz a 20 MHz. Sem a alocação do espectro apropriado, qualquer operador de rede em busca da maior eficiência de espectro deve enfrentar limitações. Os assinantes dos Estados Unidos, estão entre o maiores usuários de dados móveis no mundo, mas ao mesmo tempo, os Estados Unidos oferece a menor alocação de espectro por usuário.

“A América Latina enfrenta preocupações semelhantes aos dos Estados Unidos. em relação à alocação de espectro e aceleração do processo de leilões”, afirma Erasmo Rojas, Diretor para a América Latina e o Caribe. “Os governos da região estão trabalhando para oferecer mais espectro por meio de leilões pautadas em regras de mercado. Para incentivar os investimentos vultuosos que as operadoras precisam assumir, a 4G Americas enfatiza a importância de regras justas e transparentes para a realização dos leilões, bem como a harmonização internacional de espectro em toda a região das Américas”, completa.

A América Latina deverá registrar 118 milhões de assinaturas HSPA até o final de 2012, comparado com 133 milhões assinaturas LTE e HSPA nos Estados Unidos e Canadá. Com isso, as Américas registrarão o marco de 250 milhões de assinaturas de banda larga móvel 3GPP. Até o fim de 2013, o número de assinaturas HSPA e LTE na região da América Latina deve crescer 181 milhões, ultrapassando as 160 milhões de assinaturas previstas para a América do Norte. Atualmente, 72 redes HSPA estão em operação em 31 países da América Latina, dessas, 31 são redes atualizadas com a tecnologia HSPA+ em 19 países. Além disso, existem 5 redes comerciais LTE na América Latina, nos modos FDD e TDD, com 300.000 conexões previstas para redes LTE até o final de 2012. Até o final de 2016, a América Latina pode atingir 455 milhões de conexões banda larga 3GPP e esse número, ao lado das 251 milhões de conexões previstas para a América do Norte, soma cerca de 750 milhões de conexões banda larga 3GPP.

O número de redes e assinaturas globais de LTE disparou. Atualmente, 57 redes comerciais LTE estão operando em 34 países. A previsão é de um total de 100 redes comerciais de LTE até o final de 2012. 22 milhões de conexões LTE no mundo, estão previstas para o final de 2012 e este número deverá aumentar, chegando em 63 milhões de conexões em apenas um ano. Até o final de 2014 este número crescerá 700%, devendo atingir 156 milhões, segundo pesquisa do Informa Telecoms & Media.

“A LTE é uma tecnologia toda IP, com maior eficiência espectral de qualquer tecnologia sem fio padronizada. Por esse motivo, é uma ferramenta essencial para as operadoras com a crescente cobertura de banda larga móvel e o aumento da demanda por serviços de dados.”

4G Americas: Unificando as Américas através da Tecnologia Banda Larga Móvel-A 4G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da 4G Americas é de promover, facilitar e apoiar a implementação e adoção da família 3GPP de tecnologias nas Américas. A 4G Americas apoia a bem-sucedida implementação comercial de tecnologias 3GPP de banda larga móvel nas Américas e contribuiu a sua liderança tecnológica na região. A associação busca o desenvolvimento de ecossistemas sem fio de redes, terminais e aplicativos baseados na tecnologia GSM e a sua evolução para a LTE. A 4G Americas é sediada em Bellevue no Estado de Washington, com seu escritório para a América Latina e o Caribe em Dallas, Texas. [ www.4gamericas.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira