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16/02/2012 - 10:35

MAPFRE: lucro líquido de 963 milhões de euros em 2011, aumento de 3,2%

Receitas totalizaram 23.53 0 bilhões de euros, com aumento de 15%.

O Grupo apresentou em 2011 um aumento de prêmios de 15,5%, atingindo 19.600,2 bilhões de euros, com crescimento acima da média na maioria dos segmentos em que opera. O negócio internacional já representa 60% das receitas e 45% dos lucros do Grupo. O patrimônio líquido apresentou aumento de 24,8%, chegando aos 9.727 bilhões de euros. Um total 456,5 milhões de euros será destinado ao pagamento de dividendos, o que representa 2,7% a mais que em 2010.

O presidente da MAPFRE, José Manuel Martínez, apresentou no dia 15 de fevereiro (quarta-feira),os resultados obtidos em 2011 pelo Grupo, que aumentou suas receitas em 14,9%, num total de 23.530,3 bilhões de euros, em função da evolução favorável do negócio na Espanha, com destaque para o crescimento observado em Vida e Residencial, assim como um comportamento significativamente superior ao do mercado no Seguro de Automóveis, bem como em função do excelente desenvolvimento da atividade internacional, cujos prêmios tiveram um crescimento de 21%.

O lucro atribuível do Grupo cresceu 3,2%, chegando aos 963 milhões de euros. Já os prêmios consolidados de Seguro e Resseguro aceito totalizaram 19.600 bilhões de euros, com um aumento de 15,5%. O patrimônio líquido do Grupo em 2011 teve um aumento de mais de 1.900 bilhão de euros e o endividamento apresentou redução de 207 milhões de euros. Além disso, a MAPFRE aumentou a rentabilidade do seu negócio em 7,3%, apesar de o exercício 2011 ter sido marcado por um considerável número de catástrofes naturais. Estes resultados, obtidos em um contexto econômico extremamente complexo, mostram a força financeira do Grupo, o sucesso de sua diversificação internacional e de sua gestão.

Também no exercício de 2011, a MAPFRE continuou avançando na redefinição de suas estruturas, com o objetivo de seguir crescendo e visando a aproveitar as sinergias que lhe permitam aumentar sua eficiência. É neste sentido que se encaixa a aprovação de uma nova estrutura operacional para a Espanha, que supõe uma importante simplificação com relação ao modelo anterior e a maximização da sua atividade comercial, totalmente direcionada ao cliente, que é o eixo em torno do qual gravita toda a atuação do Grupo.

1.- Evolução do negócio-Na Espanha, os prêmios totais de Seguro e Resseguro aceito foram de 7.859 bilhões de euros, ou 6,1% a mais que no exercício anterior, dois pontos acima do aumento registrado pelo setor.

Os prêmios da MAPFRE Familiar atingiram 3.994,2 bilhões de euros, número equivalente ao de 2010. Merece destaque a estabilidade observada no negócio de Automóveis, diante de uma queda registrada pelo mercado de 2,29%, o que permitiu aumentar a participação de mercado em meio ponto, equivalente a 21%. Igualmente, também cabe destacar o crescimento verificado em Residencial (7,8%, frente a um aumento de 4,4% do setor) e a contribuição da VERTI, cujos prêmios totalizaram 20,8 milhões de euros em seu primeiro ano de atividade.

Os prêmios de Vida registraram um total de 3.197,6 bilhões de euros (+17,7%, oito pontos a mais que o setor), devido à boa evolução do negócio de Vida Poupança no canal agência, do seguro de Vida Risco, tanto no canal agência como no sistema bancário, e à consolidação das operações da CatalunyaCaixa. Tanto as provisões técnicas (17.811 bilhões) quanto a poupança administrada (25.540,7 bilhões de euros) se mantêm em níveis similares aos de 2010.

Os prêmios de Seguros de Empresas ficaram em 667,1 milhões de euros (-2,3%), influenciados pela desaceleração econômica, que afeta principalmente os segmentos de Responsabilidade Civil e Engenharia.

O negócio internacional, que representa 62,3% dos prêmios totais do Grupo, teve crescimento de 21%, alcançando os 12.989 bilhões de euros.

Os prêmios da MAPFRE América (Seguro Direto na América Latina) foram de 6.874 bilhões de euros, com aumento de 33,3% com relação a 2010. Destaque-se o forte aumento do negócio do Brasil (+69,1%), reflexo da consolidação das atividades conjuntas com o Bando do Brasil a partir de 31 de maio e cujos prêmios já representam 52% do total da região, bem como a boa evolução dos negócios do Chile (+29,1%) e da Colômbia (+18,3%). A MAPFRE consolida sua posição como primeira seguradora dos segmentos Não Vida, com uma participação de 10,5%, pelo sexto ano consecutivo, posicionando-se já como o segundo grupo segurador global.

Os prêmios da MAPFRE Internacional (Seguro Direto nos Estados Unidos, Filipinas, Malta, Portugal e Turquia) atingiram 1.914,1 bilhão de euros, número 1,6% superior ao de 2010, apesar da valorização do euro em relação ao dólar e à lira turca. O destaque fica por conta do volume de prêmios nos Estados Unidos (1.401 bilhão de euros, com crescimento de 4,7% na moeda local) e na Turquia (279,2 milhões de euros, ou 23,2% a mais na moeda local).

Os prêmios da MAPFRE Global Risks (programas de seguros voltados, principalmente, para multinacionais) e sua filial MAPFRE Caução e Crédito registraram aumento de 10,7%, totalizando 1.007,4 bilhão de euros, com especial crescimento na América Latina.

Os prêmios aceitos da MAPFRE Re foram de 2.630,7 bilhões de euros, com aumento de 10,9%. A favorável evolução do negócio reflete o bom desempenho das campanhas de renovação e da nova produção.

As receitas do negócio da MAPFRE Asistencia (prêmios e receitas por serviços) registraram um aumento de 29,1%, totalizando os 718,6 milhões de euros. A MAPFRE Asistencia ampliou sua presença internacional com o início das atividades na Austrália, Japão, Malta e Taiwan.

A MAPFRE, presente em 46 países no final de 2011, emprega 34.390 funcionários e conta com mais de 70.600 agentes, representantes e corretores. O Grupo, com uma das maiores redes de distribuição na Espanha e na América Latina, possui 5.317 escritórios próprios em todo o mundo (3.155 escritórios na Espanha e 2.162 no exterior) e 9.670 agências bancárias (4.336 na Espanha e 5.334 no exterior). Além disso, mantém mais de 1.100 acordos de distribuição que complementam sua capacidade comercial.

2.- Dividendos:o Conselho irá propor à Assembleia Geral a distribuição de um dividendo complementar de 0,08 euros brutos por ação, o que elevará o volume total destinado ao pagamento de dividendos no exercício 2011 a 456,5 milhões de euros, 2,7% a mais que o que foi pago em 2010. [www.mapfre.com].

Perfil - Grupo MAPFRE: no Brasil, o Grupo Espanhol MAPFRE tem atuação nas áreas de Seguros e de Serviços Financeiros. No segmento de seguros, a MAPFRE mantém parcerias com o Banco do Brasil por meio do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE.

Já a área de Serviços Financeiros tem suas ações desenvolvidas pelas empresas MAPFRE Investimentos, MAPFRE Previdência, MAPFRE Capitalização e MAPFRE Consórcios.

Integram também a estrutura do Grupo no País as empresas Brasil Assistência, MAPFRE RE e o Cesvi Brasil, além da Fundación MAPFRE, entidade que desenvolve as atividades de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo.

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