Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Parceria Público-Privada garante sucesso do programa Leader

De acordo com o presidente da Comissão Européia do Leader, Dirk Ahner, é uma forma eficaz de levar o desenvolvimento aproveitando os pontos fortes da região e motivando a comunidade local. "Para mim é isso que torna o programa relevante ao turismo rural", disse.

Na avaliação do coordenador da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montmuro, Arada e Gralheira, (Adrimag), João Carlos Pinho, o principal fator do sucesso do programa foi a parceria público-privado (PPP). Em sua exposição ele destacou palavras do Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, que na abertura do Fórum enfatizou a importância dessa união de forças.

"Graças aos planos de estratégias adotados e à PPP, conseguimos que 32,5% população de Portugal se beneficiasse com o programa. De 2000 a 2005, 4,7 mil empregos foram criados no país, principalmente, em locais menos desenvolvidos", afirmou Pinho. Outro fator destacado é que são as comunidades e autoridades locais que procuram as autoridades nacionais em busca de investimentos e de melhorias. "A iniciativa começa de baixo para cima", disse.

Francisco Calheiros, presidente da Associação do Turismo de Habitação de Portugal, que foi moderador da mesa, destacou que o programa colabora para a qualificação das regiões."Queremos que as comunidades locais tenham consciência dos seus territórios, da riqueza das suas identidades e da qualidade da paisagem."

Antônio Rui Solheiro , do Instituto Adriminho, expôs alguns exemplos de casos bem sucedidos na região do Vale do Minho, no norte de Portugal, com cerca de 80 mil habitantes. O "Leader" levou grupos de teatro para o meio rural e os artistas passaram a fazer parte do cotidiano dessa população. Oficinas e espetáculos invadiram o vale. "Atividades que jamais a população local teve acesso devido à localização geográfica da região".

A aldeia Branda d'Alveleira é um outro exemplo de sucesso na região. Devido ao frio intenso, a comunidade costuma migrar para outros locais , abandonando as casas da montanha. "Como a paisagem é muito bonita e de grande potencial turístico, o programa decidiu investir em infra-estrutura, pavimentação, troca de postes de iluminação e revitalizou as casas e seus arredores incentivando a fixação da população."

No entanto, casos bem sucedidos não se limitam à comunidade Européia. O turismo rural também vem sendo desenvolvido no Brasil pelo Ministério do Turismo em todas as regiões do país, principalmente no Sul e Sudeste. A atuação se dá por meio do trabalho de produção associada aos produtos turísticos e das ações da Coordenação Geral de Segmentação na organização do turismo rural.

Expositores da região gaúcha também marcaram presença no painel. Foram apresentados os projetos "Caminho Farroupilha", do Sebrae, e "Caminhos Rurais de Porto Alegre". da Associação Porto Alegre Rural. As duas instituições enfatizaram a importância do programa Leader e de se cooperar para trazer ao Brasil um modelo tão sólido e progressivo quanto o existente na União Européia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira