Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2012 - 11:07

Polinox projeta crescimento de 6% em 2012

Empresa confia na retomada de setores-chave para os compósitos, como construção civil e saneamento.

Maior fabricante sul-americana de catalisadores e ceras desmoldantes – são matérias-primas dos compósitos – a Polinox projeta uma elevação de 6% no faturamento de 2012. Segundo Roberto Pontifex, diretor geral, a estimativa baseia-se inicialmente na histórica taxa de crescimento anual do mercado brasileiro de compósitos, quase sempre o dobro do PIB. “É difícil imaginar um PIB menor do que 3% este ano, ainda que persistam as oscilações econômicas vividas em 2011 e, sobretudo, a morosidade na liberação de verbas governamentais para infraestrutura”, comenta.

Esse fator, aliás, foi o principal responsável pelo crescimento de apenas 3% da Polinox no ano passado – a empresa esperava algo em torno de 10%. Para Pontifex, a demanda aquecida do setor automotivo não foi suficiente para compensar a quase inexistência de projetos envolvendo saneamento básico e construção popular. “As transportadoras anteciparam as compras de ônibus e caminhões devido à entrada em vigor este ano da lei de emissões Euro 5, que aumentou os preços dos veículos. Então, se o governo tivesse feito metade do que havia anunciado, o mercado de compósitos de uma maneira geral não teria do que se queixar”.

Confiança na retomada- De toda a forma, para o diretor da Polinox não há outra saída a não ser acreditar na retomada em 2012 desses setores-chave para os compósitos. “Também deve crescer o consumo proveniente do mercado de energia eólica”, prevê. Com uma capacidade instalada de 280 toneladas/mês de catalisadores e 20 toneladas/mês de ceras, a empresa tem condições de absorver um aumento de até 30% da demanda com a adição de mais um turno de trabalho. “Acima disso, teremos que investir em expansão, mas considero essa alternativa pouco provável em 2012”.

A participação das exportações no balanço da Polinox manteve-se estável em 2011, respondendo por cerca de 10% do total produzido. “Começamos o ano sofrendo bastante com a valorização do real, mas a situação melhorou no segundo semestre”. Ao longo de 2012, com a provável inclusão de mais distribuidores na sua rede de varejo, a Polinox pretende ampliar em 20% o volume de material exportado. [www.polinox.com.br ].

Perfil Polinox-A Polinox é a maior fabricante sul-americana de catalisadores e ceras desmoldantes, matérias-primas dos compósitos (combinação entre resinas termofixas e reforços, do tipo fibra de vidro). Na ativa desde 1960, conta com as certificações ISO 9001 e ISO 14001.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira