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16/02/2012 - 11:07

Pesquisa da Amcham detecta que empresas pretendem investir em estratégias de mídias sociais para comunicação interna em 2012

58% dos consultados afirmam que já aplicam ou querem aplicar neste ano recursos em ações estratégicas de diálogo com colaboradores utilizando esse tipo de plataforma.

A popularização das redes sociais no Brasil tem influenciado o planejamento das estratégias de comunicação interna das empresas. Levantamento da Amcham junto a executivos de comunicação e marketing indica que 58% já vêm investindo ou planejam investir neste ano em um trabalho estratégico de comunicação com colaboradores utilizando plataformas de redes sociais. Outros 21% dizem que trabalham para realizar esse tipo de ação em médio prazo (até dois anos).

Apesar de planejarem ações diferenciadas nas mídias sociais, 46% dos ouvidos informaram que, em 2012, pretendem manter os recursos voltados para comunicação interna nos níveis de 2011, o que pode indicar alguma redistribuição de verbas na área. Um grupo de 24% ampliará os aportes em até 10% e outros 12% planejam aumentar o valor aplicado em até 20%. Somente uma fatia de 11% investirá um volume de recursos bem maior: 6% elevarão os gastos entre 20% e 50%, e outros 5% dobrarão os valores de 2011.

Os participantes da pesquisa da Amcham listaram os principais benefícios de se investir em comunicação com os funcionários. São eles: maior engajamento dos colaboradores (96%); maior interação entre departamentos (55%); aumento da produtividade (42%); ganho de imagem (29%); e retenção de talentos (26%).

Para a sondagem, a Amcham ouviu 78 empresários, gestores e executivos de marketing e comunicação que participaram de comitê da área em São Paulo no dia 24/11. Na amostra consultada, 44% contam com um plano estruturado de comunicação interna e 46% planejam traçar uma estratégia formal em até dois anos.

Comitê de Marketing-O comitê de Marketing da Amcham-São Paulo reúne diretores, gerentes e executivos de grandes, médias e pequenas empresas para discutir assuntos ligados a estratégias de promoção e divulgação de marcas, produtos ou serviços junto ao público interno e externo.

No encontro do dia 24/01, ocasião em que foi aplicada a pesquisa, foi debatido o tema “Comunicação Interna: Uma Gestão em Transformação”, com as presenças de Marcelo D’Angelo, diretor de Comunicação do Grupo Camargo Corrêa; Luciana Pinto Coelho, gerente de Comunicação Interna do Grupo Pão de Açúcar; e Patrícia Merli; gerente de Comunicação da Oxiteno.

Perfil - A Amcham (Câmara Americana de Comércio) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem sua atuação baseada em dois pilares centrais: defesa da livre iniciativa privada no Brasil e das relações entre o País e os Estados Unidos.

Além dos serviços típicos de uma câmara de comércio, a Amcham oferece um amplo portfólio de produtos e serviços que a coloca na posição de mais ativa e complexa entidade no Brasil em promoção de serviços para o meio empresarial. São 150 comitês temáticos de discussão; forças-tarefa para trabalhar por temas essenciais a um melhor ambiente de negócios; um intenso calendário de seminários, feiras e palestras com expoentes do empresariado nacional e autoridades brasileiras e americanas; diversas atividades voltadas à geração de oportunidades de negócios para os associados; programa de vistos em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo; missões comerciais e serviços para o exportador e o importador; centro de arbitragem de conflitos; e business centers que abrigam eventos próprios e de terceiros. As atividades da Amcham atraem mais de 180 mil profissionais ao ano.[www.amcham.com.br].

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