Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2012 - 11:43

Apex-Brasil assina convênio com o setor de calçados e visa mobilizar o setor de componentes no exterior


Convênio destinará R$ 12,4 milhões para ações de promoção comercial, de imagem, desenvolvimento de produto, estruturação e gestão para o setor coureiro-calçadista nos principais mercados-alvo.

Na ultima semana a Apex-Brasil esteve em São Paulo onde assinou convênio para ampliar as ações de promoção comercial do setor coureiro-calçadista.

A assinatura da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos foi realizada junto a Assintecal - Associação Brasileira das Empresas de Couro, Calçados e Artefatos, e visa ampliar e consolidar ainda mais a participação brasileira no mercado internacional.

Hoje, o setor de componentes para calçados é importante pilar de toda a cadeia calçadista, responsável pela produção de todas as peças para montar o calçado: solas, fivelas, cabedais, moldes, cadarços, saltos, palmilhas. Uma infinidade de matérias primas responsáveis por abastecer as fábricas de calçados para o desenvolvimento dos calçados.

O leque de abrangência do setor de componentes para couro, calçados e artefatos é tão significativo que atinge até segmentos como o de confecções e acessórios, assim como jóias e moveleiro, que buscam os componentes para a produção de suas peças.

“A Apex-Brasil sempre apoiou nosso trabalho e esteve em sintonia com as projeções para o mercado nacional. Isso, somado à expertise da Assintecal, a moda tende a ganhar com as inovações e design do setor que, com certeza, conquistarão o mundo”, relata Oséias Schroeder, Presidente da Assintecal.

O novo convênio integra o Programa Footwear Componentes by Brasil e prevê o destino de R$ 12,4 milhões para ações de promoção comercial, de imagem, de desenvolvimento de produto, de estruturação e gestão para a consolidação do mercado brasileiro de componentes no setor coureiro-calçadista nos principais mercados-alvo: Argentina, Colômbia, Guatemala, México, Peru, Itália, Índia e China. O convênio objetiva, também, atribuir conceitos específicos aos produtos, como design, tecnologia e sustentabilidade.

“O setor coureiro-calçadista apresenta exportações crescentes, aumento do valor agregado dos seus produtos e diversificação de mercados”, explica o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges. “Nosso desafio é consolidar e ampliar ainda mais os mercados conquistados, o que passa pela inovação, pelo design e pela sustentabilidade e incrementar a competitividade das empresas brasileiras, objetivos da renovação do convênio com a Assintecal”.

No convênio 2010-2011 houve 239 participantes do Programa, dentre eles, 135 as empresas exportadoras e mais de 1500 importadores envolvidas em eventos.

Após a assinatura do convênio o Presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, proferiu a palestra Exportar é Inovar, em que destacou a força das entidades do setor coureiro-calçadista e do mercado brasileiro de componentes. “Temos muitos recursos no país e precisamos usá-los de maneira inteligente. Temos, também, muita capacidade e criatividade, o que nos permite intensificar as exportações”, destaca Mauricio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira