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17/02/2012 - 09:59

Natura: R$ 830,9 milhões, crescimento de 11,7% e margem líquida de 14,9% em 2011

São Paulo – A Natura divulgou nesta quarta-feira seus resultados de 2011. A companhia apresentou receita líquida consolidada de R$ 5.591,4 milhões no ano passado, uma ampliação de 8,9% em relação a 2010. O Ebtida foi de R$ 1.425,0 milhões, representando um avanço de 13,4%, com margem de 25,5%. O lucro líquido do ano foi de R$ 830,9 milhões, com evolução de 11,7% e margem líquida de 14,9%. Entre os destaques do período, o canal de vendas continuou mostrando vigor e expansão, com crescimento acima de 16%, reunindo mais de 1,4 milhão de consultoras e consultores – sendo 1,18 milhão no Brasil e 246 mil nas operações internacionais.

Os números demonstram a consistência da estratégia da empresa líder no setor de venda direta no Brasil. Nos últimos cinco anos, a Natura praticamente dobrou de tamanho: as consultoras e consultores passaram de 718 mil para 1,4 milhão, elevando os pedidos de 9 milhões para expressivos 17 milhões ao ano; já o Ebitda saltou de R$ 700 milhões para R$ 1,4 bilhão e a receita líquida avançou de R$ 3 bilhões para R$ 5 bilhões. A participação das Operações Internacionais, por sua vez, saiu de 4,4% e alcançou 9%.

De acordo com Roberto Pedote, vice-presidente de Finanças, Jurídico e Tecnologia da Informação, esse crescimento foi suportado por alto investimento em produção, logística e tecnologia. “Fizemos investimento recorde, cerca de R$350 milhões, em projetos com foco na qualidade do serviço e que visam agilizar a entrega de produtos para nossas consultoras e reduzir o custo dos pedidos e as emissões dos gases causadores do aquecimento global”, revela. O executivo garante ainda que vem aí um novo ciclo de crescimento e que a Natura está especialmente motivada com o futuro da venda direta, o que é confirmado por Alessandro Carlucci, diretor-presidente da companhia: “Vislumbramos um futuro no qual a relação entre consultoras e consumidores será apoiada por alta tecnologia de informação e pelas redes sociais, campo onde os serviços podem evoluir muito e, ao mesmo tempo, ampliar a geração de valor para todos os envolvidos”.

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