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17/02/2012 - 10:44

Índice FIPE/Buscapé aponta deflação acumulada de 9,73% no período de janeiro /11 a janeiro/12

Maior variação foi no setor de Telefonia, com queda de 18,1%; Categoria de Eletrônicos aparece em segundo.

São Paulo – O Índice FIPE/Buscapé aponta que os preços ao consumidor no comércio eletrônico apresentaram deflação acumulada de 9,73% no período de Janeiro de 2011 a Janeiro de 2012. Em um período de 12 meses observou-se queda mensal dos preços em 10 meses, conforme a figura 1, e somente em agosto/11 (0,59%) e neste mês de Janeiro/12 (0,90%) houve aumentos de preços.

Telefonia puxa deflação-Das 151 subcategorias pesquisadas, 127 (84% do total) tiveram queda média de preço de 10,3%, e apenas 24 tiveram um discreto aumento médio de preço de 3,1%. Dentre elas, a que mais sofreu queda foi Telefonia (-18,1%), fortemente influenciado pelos celulares, cujos preços caíram 20,1%. Em seguida estão Eletrônicos (-16,7%), com destaque para “televisores” (-17,7%), “blu-ray player” (-22,5%) e GPS (-15,6%).

O grupo de Eletrodomésticos – que disputa com Eletrônicos o orçamento do consumidor no segmento de bens duráveis - teve queda de preço de -6,2% no período. A redução de dezembro/11 até março/12 do IPI de “refrigeradores” (15% para 5%), “lavadoras” (20% para 10%) e “fogões” (4% para 0) implicou em uma queda marginal de preços de -6,2%, -6,7% e -2,5%, respectivamente, para estes produtos no mês de dezembro/11.

Contraposição com outros Índices - A variação anual de -9,73% do Índice FIPE/Buscapé se contrapõem fortemente aos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE, que teve aumento de 6,15%, e o IPC-FIPE, que cresceu 5,30% no período Jan12/Jan11.

Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

Variação Mensal -No mês de Janeiro de 2012, a variação mensal do Índice FIPE/Buscapé foi de 0,90%, atipicamente elevada face às quedas de preços dos 10 meses anteriores (em Agosto houve alta de 0,59%). Considerando-se o peso na composição do Índice FIPE/Buscapé os produtos cujas variações de preços tiveram mais impacto para o aumento geral em Jan12/Dez11 foram: condicionador de ar (2,81%), PC (2,23%), notebook (2,01%), refrigerador (1,92%) e lavadora de roupa (1,89%).

Índice FIPE / Buscapé -Desenvolvido com metodologia da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a partir de uma análise detalhada de dados recolhidos do Buscapé [www.buscape.com.br], maior site de comparação de preços da América Latina, que tem 50 mil lojas listadas, o que representa praticamente todo e-commerce, e da e-bit [www.ebit.com.br], empresa especializada em informações de comércio eletrônico responsável por coletar a avaliação de consumidores em mais de 5 mil lojas em todo Brasil, o Índice FIPE / Buscapé foi criado para atender o interesse de diversos públicos (varejistas, consumidores, imprensa, importadores, financiadoras, entre outros), que não tinham acesso a dados detalhados de preços praticados nas lojas on-line.

Buscapé Company -Única plataforma completa de digital commerce, o Buscapé Company [www.buscapecompany.com] é direcionado para indústrias de bens de consumo, varejistas, distribuidores, mercado financeiro e agências de publicidade que precisam conectar seus produtos e serviços aos consumidores e dar a estes poder de decisão. Com atuação global e maior time de desenvolvimento de tecnologia de internet da América Latina, começou a operar em 1999 e hoje, com suas marcas, é líder absoluto. Está presente em 28 países e recebe 60 milhões de visitas todos os meses.

FIPE - Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da FEA-USP, a FIPE [www.fipe.com] realiza pesquisas econômicas visando contribuir para o debate dos problemas econômicos, a formulação de políticas econômicas e públicas, o fortalecimento do sistema produtivo e o aumento da competitividade do país.

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