Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2012 - 10:53

Inédito: USF lança especialização em Análises Clínicas

Pós-graduação ajuda a identificar patologias através de técnicas e recursos laboratoriais.

A USF (Universidade São Francisco) lança, em março, a pós-graduação em Análises Clínicas, no Campus Campinas. Pioneiro na cidade, o curso capacitará os profissionais da saúde para diagnosticar doenças, por meio de análises em laboratórios. A especialização pretende auxiliar também na identificação de novas patologias, antes restritas a alguns grupos. “As crianças estão convivendo com doenças antes exclusivas dos adultos como hipertensão, colesterol alto e diabetes”, afirma a Profa. Sônia Malheiros, do curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas da USF (Universidade São Francisco).

Na pós-graduação, os alunos irão desenvolver módulos que proporcionam conhecimentos inovadores na área como Seminários em Tópicos Emergentes, Biologia Molecular Aplicada às Análises Clínicas e Integração na Interpretação de Exames Laboratoriais. As áreas de atuação variam de hospitais públicos, privados a laboratórios de análises clínicas.

As inscrições já estão abertas e as aulas iniciam no dia 5 de março.[www.usf.edu.br/especializacao].

Diabetes e as crianças -A má alimentação e o estilo de vida sedentário são os principais agravantes que contribuem para o cenário atual. Antes restrita como uma doença de adultos, hoje, a Diabetes Mellitus (DM) acomete 285 milhões de casos no mundo e estima-se que o número possa dobrar até 2030. Dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes ao biênio de 2008 e 2009, indicam que as taxas de obesidade entre meninos e meninas entre 5 e 9 anos cresceram quatro vezes mais nos últimos 10 anos - de 4,1% a 16,6% e 2,4% para 11,8%, respectivamente.

De acordo com a Profa. Sônia, medidas simples permitem a prevenção e o tratamento da DM em crianças. “O primeiro passo é o diagnóstico precoce, por meio da investigação laboratorial da glicemia em crianças consideradas em risco (as obesas, sedentárias, com sintomas clássicos da doença, com histórico familiar de DM, etc). O segundo passo é implementar hábitos de vida saudáveis desde a primeira infância: suco de fruta sem açúcar, ingestão de verduras e legumes, evitar as bolachas recheadas e alimentos industrializados, alimentos integrais, além da prática regular de qualquer atividade física”, ressalta.

Pós-Graduação em Análises Clínicas na USF -Primeiro curso de Análises Clínicas em Campinas, a especialização da USF capacita profissionais da saúde para o diagnóstico laboratorial desta e de outras patologias, em suas diversas particularidades. Atualizado, o curso tem o objetivos de fornecer a fundamentação teórica abrangendo as correlações clínicas, diferentes técnicas e recursos laboratoriais para a obtenção do diagnóstico mais adequado.

.[Pós-Graduação em Análises Clínicas, na USF – Campus Campinas ,Rua Waldemar César da Silveira, 105| www.usf.edu.br].

Universidade São Francisco - Com 35 anos de história e tradição, a Universidade São Francisco conta com um complexo de ensino superior que atende, aproximadamente, 10 mil alunos. Sua estrutura completa e modernizada abrange quatro Campi, 150 laboratórios e um hospital universitário, referência na região bragantina. As unidades alocadas em Bragança Paulista, Campinas, Itatiba e São Paulo oferecem cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu e Extensão. Além disso, contam com o NEP (Núcleo de Empregabilidade e Atendimento Psicopedagógico) e o NRI (Núcleo de Relações Internacionais), que promovem formação profissional e intercâmbio estudantil por meio de parcerias com universidades estrangeiras. Inspirada no tema “Educação para a Paz” e movida pelo seu Patrono, São Francisco de Assis, tem como missão a produção e a difusão de conhecimento, da fraternidade e da solidariedade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira