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17/02/2012 - 11:03

Brasil e Emirados Árabes Unidos assinam acordos de cooperação

Memorandos de entendimento visam promover as exportações dos dois países, facilitar a atração de investimentos e o atendimento às empresas brasileiras com potencial para realizar negócios no Oriente Médio e criar uma incubadora para empresas exportadoras de serviços.

Acordos foram firmados no dia 15 de fevereiro (quinta-feira),em Dubai, no terceiro dia da Missão Comercial ao Oriente Médio, chefiada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)

Brasil e Emirados Árabes Unidos assinaram, nessa quarta-feira (15), quatro memorandos de entendimento para ampliar as relações comerciais entre os dois países. Os acordos foram firmados em Dubai (Emirados Árabes Unidos) durante a cerimônia de abertura das atividades em mais uma etapa da Missão Comercial ao Oriente Médio, chefiada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A Missão Comercial, que já passou por Catar e Arábia Saudita, é formada por representantes de 47 companhias, entre empresas dos setores de casa e construção civil, alimentos e bebidas, grandes empreiteiras e investidores brasileiros em busca de negócios com parceiros locais. Integram a comitiva o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que participou da solenidade de abertura da Missão na etapa de Dubai, e o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.

Os memorandos de entendimento foram assinados em Dubai por Mauricio Borges – com intermediação do Centro de Negócios da Apex-Brasil em Dubai – e por representantes de quatro instituições locais – Dubai Export, Dubai FDI, Jebel Ali Free Zone (JAFZA) e Dubai Media City.

Com a Dubai Export e a Dubai FDI, os acordos visam facilitar o estabelecimento de contatos locais para promover as exportações e a atração de investimentos por meio de ações conjuntas no Brasil e nos Emirados Árabes Unidos.

A parceria com a JAFZA tem por objetivo estabelecer um novo modelo de incubadora para empresas brasileiras na zona franca de Jebel Ali, fortalecendo a relação entre as partes. O acordo visa oferecer um melhor atendimento às empresas brasileiras que queiram se estabelecer e realizar negócios em Dubai e na região.

Já o acordo com a Dubai Media City permitirá a abertura de uma incubadora de empresas de serviços em Dubai a custos menores do que os normalmente praticados na cidade. O modelo adotado é semelhante ao do JAFZA, porém, nesta zona franca, não é permitida a instalação de empresas de serviços.

Relação com os Emirados Árabes Unidos - “O grande volume de comércio estabelecido entre o Brasil e os países do Oriente Médio não teria sido possível sem o forte interesse demonstrado pelo governo brasileiro em desenvolver as relações com os países da região. Também destaco os esforços da Apex-Brasil, que têm contribuído para o desenvolvimento do comércio bilateral por intermédio das frequentes participações brasileiras em feiras e eventos, como esta Missão Comercial”, enfatizou José de Mendonça e Lima, embaixador brasileiro nos Emirados Árabes Unidos, durante seu discurso de abertura.

Nessa quarta-feira (15/02), 26 empresas brasileiras participaram de 320 encontros de negócios com cerca de 130 compradores locais.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, destacou a importância do Oriente Médio como destino das exportações brasileiras de produtos e serviços e fonte de investimentos para empresários brasileiros. “Com uma economia dinâmica e forte foco nas relações comerciais com os países vizinhos, os Emirados Árabes Unidos são uma excelente plataforma para reforçar as atividades comerciais entre o Brasil e os países da região”, disse Pimentel.

“O momento favorável que vive a economia brasileira traz grandes oportunidades de investimentos para empresários do Oriente Médio, permitindo a diversificação de seus portfólios de negócios no exterior”, complementou Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

Na quinta-feira (16/02), a Missão tem na agenda 200 rodadas de negócios entre os empresários brasileiros e 27 potenciais compradores de Omã, Catar, Bahrein, Líbano e Kuwait. Paralelamente, investidores e representantes de grandes construtoras brasileiras participam de encontros de negócios em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

O seminário “Invest in Brazil”, apresentado em Riad (Arábia Saudita) na segunda-feira e nesta quarta-feira em Dubai, forneceu detalhes de projetos para os setores de infraestrutura (portos, ferrovias e setor de energia) e construção civil (hotéis e logística) para um público de 90 potenciais coinvestidores e parceiros locais.

Catar e Arábia Saudita -A Missão Comercial ao Oriente Médio começou no último domingo (12) em Doha (Catar), quando cinco grandes empreiteiras brasileiras participaram de seminário de posicionamento de imagem. Na ocasião, foram relatadas experiências sobre a qualidade técnica de obras brasileiras no Catar, com foco em grandes projetos de infraestrutura para a Copa de 2022. O seminário teve a participação de 95 pessoas, entre representantes de ministérios e agências de governo responsáveis pelos grandes projetos de infraestrutura no país e de construtoras locais e internacionais, potencialmente interessadas em estabelecer parcerias no Catar. A ação foi desenvolvida pelo recém-inaugurado escritório da Apex-Brasil em Doha, vinculado ao Centro de Negócios da Agência em Dubai, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Na segunda-feira (13/02), já em Riad (Arábia Saudita), as 23 empresas brasileiras que participaram de encontros com compradores locais realizaram 164 contatos e geraram negócios estimados em US$ 16,3 milhões. Na terça-feira (14), os empresários brasileiros tiveram, na programação, visitas técnicas a empresas locais na Arábia Saudita, antes de seguirem para Dubai.

Relações comerciais -Em 2011, o Brasil exportou US$ 3,476 bilhões para a Arábia Saudita. Os principais produtos comercializados foram carnes de galos/galinhas, não cortadas em pedaços, congeladas (US$ 824,034 milhões), minérios de ferro, aglomerados e seus concentrados (US$ 791,193 milhões) e açúcar de cana em estado bruto (US$ 458,220 milhões). Já as importações totalizaram US$ 3,093 bilhões, com destaque para os óleos brutos de petróleo (US$ 2,690 bilhões), naftas para petroquímica (US$ 111,061 milhões) e outros propanos liquefeitos (US$ 80,877 milhões).

As exportações brasileiras para os Emirados Árabes Unidos em 2011 totalizaram US$ 2,169 bilhões. Os principais produtos vendidos foram outros açúcares de cana, beterraba, sacarose (US$ 483,494 milhões), açúcar de cana em estado bruto (US$ 353,667 milhões) e minérios de ferro aglomerados e seus concentrados (US$ 300,475 milhões). No mesmo período, as importações brasileiras dos Emirados Árabes Unidos ficaram em US$ 478,672 milhões, com destaque para querosenes de aviação (US$ 265,784 milhões), enxofre a granel, exceto sublimado, precipitado ou coloidal (US$ 59,709 milhões) e outros propanos liquefeitos (US$ 54,343 milhões).

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