Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2012 - 11:03

Câmara Brasil-Alemanha firma acordo de cooperação com o Governo do Estado do Rio de Janeiro


A Câmara de Comércio e Indústria Brasil- Alemanha do Rio comemorou no dia 15 de fevereiro (quarta-feira), os seus 95 anos com a assinatura de um Protocolo de Intenções para a conjugação de esforços para estimular e incrementar as relações comerciais entre a Alemanha e o Estado do Rio de Janeiro.

A solenidade de assinatura do documento, firmado pelo Governador Sergio Cabral e pelo presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Guilherme Stussi Neves, contou com a presença do ministro federal do exterior da República Federal da Alemanha, Dr. Guido Westerwelle, do seu embaixador no Brasil, Sr. Wilfried Grolig, do consul Geral, Dr. Michael Worbs, de secretários de Estado e de empresários brasileiros e alemães.

Pelo documento o Governo do Estado compromete-se a continuar a apoiar, através das secretarias especializadas e dos programas governamentais de estímulo aos novos investimentos e à ampliação dos já existentes, das rodadas de negócios bilaterais e de reuniões com os seus corpos técnico e operacional, visando o sucesso das empresas alemães instaladas no Estado, em especial no tocante aos mega-eventos esportivos, entre estes a Olimpíada de 2016.

Já a Câmara Brasil-Alemanha compromete-se a continuar a estimular junto aos empresários alemães a decisão por investimentos no Estado do Rio de Janeiro, em especial naqueles relativos às obras de infraestrutura requeridas pelos mega-eventos (Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016). e também mostrar as vantagens comparativas do Estado do Rio, como endereço mais adequado para sediar indústrias ou empresas alemães, em especial a dos segmentos de logística, óleo e gás, siderurgia, turismo e hotelaria, tecnologia da informação, segurança, meio ambiente e formação profissional.

"Nos últimos seis anos o Rio de Janeiro recebeu a visita de 50 comitivas de empresários alemães, lideradas quase sempre pelos respectivos secretários de estado das áreas econômica, de infraestrutura, de tecnologia e de transportes, sendo que duas delas foram chefiadas pelos ministros Guido Westerwelle, das Relações Exteriores, e Rainer Bruderle, da Economia. Isso é uma demonstração dos investidores e empresas alemães em estabelecer uma base de negócios no Estado do Rio de Janeiro', diz Stussi Neves, presidente da Câmara Brasil-Alemanha do Rio.

“A parceria entre o Rio de Janeiro e a Alemanha é muito importante e cada vez mais sólida. Em 2008, quando lá em missão oficial, pude perceber o respeito e a admiração dos alemães pelo nosso estado. Com uma gestão séria e eficiente, revertemos o quadro de esvaziamento que o Rio vivia quando assumimos o governo em 2007. Posso garantir que o nosso estado está pronto para receber mais empresas alemãs, a exemplo daqueles que aqui estão como é o caso da MAN e da CSA Thyssen Krupp, por exemplo. Não tenho dúvida de que vamos estreitar ainda mais essa relação que já é muito bem sucedida”, afirmou o governador Sergio Cabral.

“Essa é a minha segunda viagem para o Brasil e ao Rio como Ministro de Relações Exteriores. A dinâmica do seu pais, não só no setor da economia, mas também na sociedade e na cultura me impressionam muito. Por isso o Brasil é um parceiro natural da Alemanha. Lhes felicito dos progressos na segurança publica que me foram apresentados durante a minha visita numa comunidade na Mangueira, e experimentei a esperança das crianças lá. Desejo pleno sucesso ao Rio nos grandes eventos e desafios dos próximos anos. Alemanha esta disponível para apoiar o Rio na organização desses grandes eventos com as suas experiências feitas nos últimos anos.”, declarou o Ministro Guido Westerwelle.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira