Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2012 - 06:58

Elipse Power é utilizado por centro de pesquisas da Petrobras

Solução da Elipse Software é aplicada no Cenpes, considerado o maior polo de pesquisa sobre petróleo da América Latina.

O Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) é a unidade responsável pelas atividades de P&D e engenharia básica da Petrobras. Com o objetivo de garantir que a queda de uma das suas fontes supridoras de energia não acarrete o desligamento completo da planta, preservando o funcionamento das cargas prioritárias, a Central de Utilidades da Ampliação do Cenpes optou por utilizar o Módulo de Descarte de Cargas do Elipse Power.

Trata-se de um poderoso recurso, desenvolvido pela Elipse Software, que executa um algoritmo visando determinar os comandos a serem executados pelos IEDs (Intelligent Electronic Device) para manter a subestação ativa no caso de haver uma queda de energia. Importante salientar as participações da Orteng Equipamentos e Sistemas, da Automalógica Sistemas para Automação e da PowerSysLab, empresas que desenvolveram e implementaram o sistema de descarte no Cenpes.

O Elipse Power controla o descarte das cargas alimentadas por toda uma estrutura composta pela concessionária da Light e mais seis geradores, sendo três deles considerados principais, movidos a gás e capazes de gerar 8,4 MW; e outros três de emergência, movidos a óleo diesel, com capacidade de gerar 7,5 MW. Estes, por sua vez, somente serão acionados nos casos em que haja carência de energia para abastecer principalmente as unidades de maior prioridade.

A priorização das cargas leva em consideração a sua importância frente às necessidades do sistema. Neste caso, a manutenção dos Centros de Processamento de Dados (CIPD) e de Utilidades é mais relevante do que manter a Estação de Tratamento de Água e o prédio administrativo da Petrobras. O Elipse Power foi a solução adotada pelo fato de calcular automaticamente qual o melhor conjunto de cargas a serem descartadas, baseado no grau de importância ou prioridade de cada uma delas, conforme for a necessidade.

Este cálculo, vale ressaltar, é executado sempre que houver uma mudança na topologia ou nas potências do sistema, gerando assim novos resultados. Desse modo, a tecnologia permite que o operador possa prever quais as cargas serão desligadas para cada cenário de perda antes mesmo de ocorrer o evento.

Para isso, o software utiliza uma escala de cores no intuito de melhor demonstrar quais as cargas serão ou não descartadas caso haja um evento de perda. As cargas assinaladas em vermelho, por exemplo, representam aquelas que serão descartadas. Já as cargas em verde são aquelas que estão disponíveis, mas se encontram sem previsão de descarte. Por fim, as cargas em cinza são aquelas não disponíveis e, logo, não descartáveis.

Além de identificar se uma carga será descartada caso haja o evento de perda, o software também informa se a mesma é mais suscetível ou não ao descarte através de um valor de prioridade que é exibido logo à esquerda do código que a representa na tela. Quanto mais próximo a 100 for este valor, maior será a probabilidade dela ser descartada (ver figura abaixo).

Tela projetando quais as cargas serão descartadas (em vermelho) caso haja a queda do gerador GE-025101-B

A potência consumida por cada uma das cargas naquele exato momento pode ser vista no valor mais à direita do código da carga. Já a potência total que deve ser descartada (potência injetada) e aquela que, de fato, será descartada (potência calculada para descarte), caso haja o evento de perda deste gerador monitorado, são vistas na área inferior da tela.

Através da tela de configuração, o Elipse Power permite habilitar ou desabilitar a monitoração dos diferentes cenários de descarte de cargas, verificando se o sistema, como um todo, está rodando. Assim, é possível habilitar, por exemplo, a função de monitoração do cenário de descarte junto a um dos geradores, permitindo que o software possa prever quais cargas serão descartadas caso o mesmo deixe de fornecer energia.

Ainda nesta tela, o operador pode monitorar qual a capacidade total de potência (valor nominal) e a potência que está sendo fornecida pelos geradores e pela linha de transmissão da Light naquele momento (valor atual). A potência geral que está sendo fornecida pela linha da Light e pelos geradores, assim como o total de energia consumido pelas cargas também são exibidos na tela (ver figura abaixo).

Tela de configuração do sistema

Antigamente, sem o sistema de descarte, a planta seria totalmente desligada se houvesse um problema na linha de transmissão de energia da concessionária, permanecendo neste estado até a ocorrência ser solucionada. Hoje, com a utilização do sistema de descarte de cargas, apenas um conjunto mínimo de cargas necessitaria ser desligado diante deste mesmo quadro.

Em suma, a meta desejada com a implementação do Elipse Power foi de, mesmo nos casos de queda ou baixa de energia, manter a planta equilibrada via o descarte das cargas não prioritárias, com vistas a energizar somente os centros considerados de maior importância para o funcionamento da planta. Desse modo, além de dispensar a ação dos operadores, o software tem condições de usar, de forma racional, a energia gerada pelas fontes supridoras, diminuindo o desperdício de eletricidade e o envio de poluentes à atmosfera, provenientes da queima de gás e óleo dos geradores. | www.elipse.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira