Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2012 - 06:58

Samek recebe de Celso Amorim a mais alta condecoração do Ministério da Defesa


A Medalha da Ordem do Mérito da Defesa visa reconhecer personalidades que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, recebeu, no dia 17 de fevereiro (sexta-feira), em Foz do Iguaçu, a Medalha da Ordem do Mérito da Defesa, na qualidade de Grã-Cruz, a mais alta condecoração do Ministério da Defesa. A entrega foi feita pelo próprio ministro da Defesa, Celso Amorim. Foi a segunda condecoração recebida por Samek nesta semana. Na quinta-feira (16), o diretor-geral foi agraciado pela Marinha do Brasil com a Medalha Mérito Tamandaré.

A Ordem do Mérito da Defesa é destinada a agraciar personalidades que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas; e o Grã-Cruz é o mais alto grau da hierarquia da ordem, destinado a chefes de Estado, ministros, presidentes da Câmara ou do Senado, governadores, embaixadores, entre outros cargos equivalentes.

A entrega da comenda deveria ter sido feita em dezembro, pela presidente Dilma Rousseff. No entanto, Samek não pôde comparecer à cerimônia em Brasília devido a outra solenidade, na própria Itaipu, com a presença do presidente do Paraguai, Fernando Lugo. “A comenda visa a homenagear e reconhecer o trabalho de pessoas que contribuem para a defesa nacional no sentido mais amplo. E eu acho que o doutor Samek se inscreve exatamente neste contexto. Porque Itaipu é um exemplo de cooperação e a nossa política de defesa para a América do Sul é uma política de cooperação”, destacou o Celso Amorim.

Jorge Samek disse ter ficado honrado com o reconhecimento e dividiu a homenagem com todos os colaboradores de Itaipu. “Porque [os colaboradores] são efetivamente quem conduzem os projetos, nas mais diversas áreas, e colocam em prática. Se não fosse a equipe competente, não fosse a dedicação, o denodo do time, da família Itaipu, não haveria esse reconhecimento”, destacou.

Ainda segundo Samek, a honraria “aumenta a responsabilidade de atuar na força-tarefa que o País faz pelo desenvolvimento, pela integração, um trabalho cada vez mais coordenado entre todos os órgãos do governo”.

“É um reconhecimento exatamente em função do esforço de Itaipu de fazer parte deste grande esforço nacional, quer seja na área de educação, do conhecimento, o trabalho ambiental, somado ao esforço de combater o descaminho, entre outras ações. E nisso tudo, Itaipu, sempre que pode, tem dado a sua colaboração”, relacionou.

A entrega da medalha, no Edifício de Produção de Itaipu, foi acompanhada pelos diretores Edésio Passos (Administrativo), Nelton Friedrich (Coordenação) e Cezar Eduardo Ziliotto (Jurídico). Também compareceram integrantes do Conselho de Administração, que se reuniram para a reunião ordinária de número 243, e superintendentes e engenheiros da Diretoria Técnica.

Mérito Tamandaré -Na quinta-feira [16/02], na Capitania dos Portos, em Foz do Iguaçu, Samek recebeu do comandante do 5º Distrito Naval, o vice-almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, a Medalha Mérito Tamandaré. A medalha é uma homenagem a autoridades e instituições que tenham prestado serviço na divulgação ou fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. [www.itaipu.gov .br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira