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23/02/2012 - 08:29

Heineken Holding N.V. obtém sólido crescimento de receita e dos lucros em 2011

No Brasil, a companhia cresceu mais de 6%, enquanto o mercado total de cerveja cai.

Amsterdã– A Heineken Holding N.V. anunciou que o resultado líquido da participação no capital da Heineken Holding N.V. na Heineken N.V. em 2011 totalizou €717 milhões. As receitas cresceram 3.6% de forma orgânica, impulsionadas pelo crescimento do volume total consolidado de 2.1% e crescimento das receitas por hectolitro de 1.5%. O volume de cervejas do Grupo aumentou 3.6%, com crescimento em todas as regiões impulsionando os ganhos de participação no mercado global. O crescimento do volume da marca Heineken® no segmento premium internacional chegou a 5.4%, mais uma vez superando o desempenho do mercado de cervejas de forma geral.

O EBIT cresceu organicamente 1.4% na medida em que maiores receitas, economias de custos e maiores lucros joint-ventures foram parcialmente compensados por maiores despesas com marketing, maiores custos dos insumos e investimentos para ampliar a capacidade produtiva.

O lucro líquido cresceu 9.2% de forma orgânica para €1.584 milhão, impulsionado por um EBIT maior, menores despesas com pagamento de juros e uma menor taxa efetiva de impostos. O lucro líquido reportado da Heineken N.V. caiu 1.2%, após um excepcional ganho de capital em 2010.

A forte geração de fluxo de caixa operacional livre de mais de €2 bilhões, resultando em uma taxa de conversão de liquidez de 122%. A proporção entre dívida líquida e Ebitda foi de 2.2 vezes, e esteve em linha com 2010, apesar da atividade de aquisição e conclusão antecipada do programa de reaquisição de ações ASDI.

Os dividendos totais propostos de €0.83 por ação ordinária, representaram um aumento de 9% se comparado a 2010 (€0.76). A Heineken Brasil teve destaque no desempenho da companhia, principalmente na contribuição do aumento do volume global de Heineken, que localmente cresceu 87% em relação a 2010. No país, a empresa obteve crescimento de mais de 6%.

Segundo Jean-François van Boxmeer, Presidente do Conselho Executivo e CEO da companhia, a estratégia de aumentar significativamente o investimento nas marcas e em inovação para impulsionar valor a longo prazo e crescimento de volume ajudou a empresa a entregar o volume orgânico e o crescimento de receita em todas as cinco regiões.

“Nossa ativação bem-sucedida da marca Heineken® e os investimentos em marcas globais, como Desperados e Strongbow Gold apoiaram os ganhos de participação globais. Nossa taxa de inovação chegou a 4,1% no final de 2011 e estamos no caminho certo para atingir nossa meta de 6% em 2020”, afirma o executivo. Jean-François também lembrou que a marca Heineken® continuou a superar o segmento premium internacional e o mercado de cervejas em geral com performances particularmente fortes no Brasil, China, França, Nigéria e Vietnã.

O CEO afirmou que no próximo ano, a Heineken continuará a investir em suas marcas e em sua capacidade global de fazer negócios. A companhia pretende investir em mercados emergentes para manter o ritmo de crescimento. Na Europa, continuará a alavancar a posição de liderança através da estratégia de crescimento de valor .

Perspectivas para 2012-Em 2012, a Heineken espera beneficiar-se do bom momento de crescimento contínuo positivo nas economias de maior crescimento, e das iniciativas que incrementem as receitas nos mercados desenvolvidos. Além disso, o desenvolvimento das receitas continuará a ser apoiado pela atual mudança em direção às economias de maior crescimento na África, América Latina e Ásia.

Espera-se que a marca Heineken® mantenha o seu forte desempenho no segmento premium internacional. A campanha “Open Your World” será ativada no mundo todo. A Heineken também investirá na expansão das suas outras marcas globais - Desperados, Strongbow Gold e Amstel - com mais lançamentos sendo planejados em novos mercados em 2012. Além disso, Sol, a marca mexicana de prioridade global da Heineken, será lançada no mercado internacional a partir de 2012. A Heineken espera que as despesas com marketing e vendas como percentual das receitas permaneça amplamente em linha com as cifras de 2011 (12.8%).

A Heineken prevê um aumento aproximado de 6% no custo dos insumos por hectolitro, refletindo principalmente no aumento de preços da cevada maltada. A companhia espera mitigar esse impacto através da implementação das iniciativas planejadas de crescimento das receitas, assim como dos atuais programas de ganhos de eficiência em curso. A Heineken espera obter um maior declínio orgânico no número de funcionários em 2012.

A Heineken espera ver um leve aumento na taxa efetiva de impostos em 2012 (2011: 26.8%) e projeta uma taxa de juros média levemente superior de cerca de 5.5% (2011: 5.2%), refletindo essencialmente um movimento no mix de moedas da sua dívida.

As Américas-O crescimento orgânico no volume de cervejas do Grupo reflete os maiores volumes no Brasil, no Caribe, no Chile e na Argentina, que contrabalançaram os menores volumes nos EUA. Com base nos valores pró-forma nos últimos 12 meses, o volume de cervejas do grupo na região das Américas cresceu 1.7%.

O volume da Heineken® cresceu marginalmente com destaque para um forte crescimento da marca no Brasil, Chile, Argentina e México. A Dos Equis mantém o seu sólido desempenho de marca nos EUA e no México com crescimento de dois dígitos dos seus volumes em ambos os mercados.

Brasil -A Heineken Brasil cresceu mais de 6%, com base nos valores pró-forma dos últimos 12 meses e o EBIT foi afetado positivamente pelo crescimento dos volumes e pelos maiores preços, apesar da queda do mercado de cervejas, reflexo da falta de aumento do salário mínimo, dos preços acima da inflação (após um aumento do imposto federal em abril), do clima desfavorável, além da forte atividade promocional durante a Copa do Mundo em 2010.

O resultado é reflexo do investimento nas três principais marcas da companhia: Heineken, Kaiser e Bavaria, além da visível mudança de comportamento do consumidor brasilerio que passou a buscar alternativas de consumo, também no mercado premium.

A marca Heineken cresceu 87% em relação a 2010, confirmando o destaque que teve no mercado com a presença em grandes patrocínios como Rock in Rio e SWU, além da intensificação de sua estratégia de marketing digital e a presença em maior área de cobertura no país.

Kaiser, que cresceu 2,5% em relação ao ano anterior, foi relançada em novembro, oferecendo ao consumidor uma cerveja de qualidade superior, feita sob o rigoroso processo de produção da HEINEKEN. A marca manteve seus patrocínios na Copa Kaiser, maior campeonato de futebol amador do país e na Copa Libertadores.

Bavaria teve sua estratégia revista, voltando às suas raízes como a cerveja que está presente nos momentos de confraternização com amigos. O investimento pelo terceiro ano consecutivo no Circuito Bavaria de Rodeio e promoções inovadoras contribuíram para o crescimento de 5,4% em relação a 2010.

Perfl - A Heineken Brasil foi criada formalmente em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país, a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui oito cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 20 milhões de hectolitros. São produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Kaiser, Summer Draft, Kaiser Bock, Gold, Bavaria Clássica, Bavaria Premium, Bavaria sem álcool, Heineken, SOL Pilsen, Sol Premium, Xingu e Santa Cerva. A companhia importa ainda as cervejas Dos Equis, do México, Amstel Pulse, da Holanda, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria, Murphy’s Irish Stout e Murphy’s Irish Red, ambas da Irlanda.

Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A Heineken International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. A Heineken opera 140 cervejarias em mais de 70 países, e em 2010 vendeu 205 milhões de hectolitros. [http://ww.theheinekencompany.com e http://www.enjoyheinekenresponsibly.com ].

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