Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2012 - 08:42

Saneamento atrairá empresas para evento em abril, no Rio de Laneiro

A ExpoAseac UniCEDAE, exposição de Tecnologia e Equipamentos e encontro técnico sobre saneamento básico e ambiental deverá atrair mais de 80 expositores e 4.500 visitantes de 11 a 13 de abril, no Centro de Convenções SulAmerica. Em sua quarta edição e com o triplo de expositores, o evento reúne empresas, instituições e órgãos públicos de todo o país, ligados à questão do saneamento e abastecimento de água.

No momento em que os investimentos em infraestrutura a fim de preparar o Rio de Janeiro para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 estão em alta, a Cedae deverá realizar, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, projetos no valor de R$ 10 bilhões. Ao participarem do evento apresentando produtos e serviços, as empresas do setor terão também oportunidade de acesso aos principais projetos públicos do Estado, de fazer contatos com executivos e de fechar negócios.

Evolução - O presidente da Cedae, Wagner Victer, acaba de fazer o lançamento oficial do evento, inaugurando o auditório da Nova Cedae, batizado em homenagem ao falecido vice-governador Raphael de Almeida Magalhães, que inaugurou a ampliação do sistema do Guandu, em 1966. Victer agradeceu ao presidente da ASEAC (Associação dos Empregados de Nível Superior da Cedae), Luiz Alexandre Sá de Faria, pela iniciativa do evento, que começou timidamente e hoje é o maior do gênero no Rio de Janeiro. Ele também destacou sua missão na presidência da empresa de resgatar a autoestima dos trabalhadores da Cedae.

Representando a Caixa, patrocinadora da ExpoAseac UniCEDAE, a Superintendente Regional Nelma Tavares ressaltou as demais parcerias e os benefícios mútuos entre as duas empresas, afirmando que as mudanças na Cedae já são amplamente reconhecidas pelo mercado.

Experiência - Para o presidente da ASEAC, Luiz Alexandre Sá de Faria, o evento reuniu e valorizou o maior patrimônio da Cedae: seus funcionários e a sua expertise. “Nós somos a experiência do saneamento”, afirmou. Segundo ele, cerca de 40% dos recursos destinados a projetos de saneamento são usados na aquisição de equipamentos e 60% para serviços e obras dos sistemas. Luiz Alexandre de Faria lembra que a ideia inicial, em 2006, - de troca de conhecimentos técnicos - terminou atraindo fabricantes de tubos, conexões, bombas, sistemas elétricos e grandes construtoras.

Além das palestras proferidas por especialistas de empresas, participantes ou não da exposição de equipamentos e produtos, e do corpo técnico da Cedae, o evento promoverá um campeonato de habilidade entre funcionários, que terão de montar em menor tempo e com mais habilidade ligações domiciliares, montagem de bombas e conjuntos de moto bombas.

Negócios - Claudia Leon, gerente de projetos da Fagga I GL exhibitions, destacou que a ExpoAseac UniCEDAE ocorrem num momento estratégico para o posicionamento de todos os fornecedores de equipamentos, construtores e prestadores de serviços, pois a Cedae está à frente de um dos mais ambiciosos programas de investimento visando a Copa do Mundo de 2014, e as Olimpíadas de 2016, motores da forte expansão da economia e da renda em todo o Estado do Rio de Janeiro. “É uma oportunidade única de estreitar relacionamento, apresentar seus produtos nas palestras técnicas e realizar ótimos negócios”, frisou Cláudia Leon.

O diretor da Spil Serviços Técnicos de Engenharia, Moysés Spilberg, que participou do projeto de saneamento da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, confirmou sua participação na feira de 11 a 13 de abril. Ele acredita que a ExpoAseac UniCEDAE oferecerá “oportunidades de bons contatos com executivos de saneamento básico e abastecimento de água de todo o Estado do Rio de Janeiro e do Brasil presentes a um dos maiores encontros do gênero no País”.

Projetos - Entre as novidades do fórum de conhecimento destaca-se o projeto na Microbacia do Guandu, visando à ampliação em 30% no fornecimento de água no Grande Rio, e o maior projeto de reutilização de água de esgoto do mundo: o suprimento ao Comperj, da Petrobras, de 1.500 litros de água por segundo, provenientes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alegria, no Caju. O projeto prevê rede de 45 km, dos quais 17 km por tubos submersos com 1,20 metro de diâmetro sob a Baía de Guanabara, até a ETE de São Gonçalo, onde a água será finalmente bombeada para o Complexo Petroquímico.

A ressocialização de detentos do sistema penitenciário, selecionados em parceria com a Fundação Santa Cabrini, é outro destaque. O projeto foi iniciado em 2001, com 40 presos atuando em obras da CEDAE e, posteriormente, no reflorestamento das matas ciliares dos principais rios que abastecem os sistemas operacionais da companhia. Hoje já conta com 300 detentos - que fazem curso na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - e deverá agregar mais 200 trabalhadores até dezembro. O resultado é o plantio de quase um milhão de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica às margens dos rios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira