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23/02/2012 - 08:53

Logística em shopping centers: complexidade para poucos

O ano de 2011 apresentou um crescimento de 18,6% nas vendas dos shopping centers de todo o Brasil, totalizando R$ 108 bilhões, segundo a Abrasce. Para 2012, estima-se um novo aumento, agora de 12% sobre as receitas, além da abertura de 43 novos empreendimentos, sendo 29 fora das capitais do país.

O Brasil encerrou o ano passado com 430 shopping centers, com mais de 80 mil lojas e um tráfego médio mensal de 376 milhões de pessoas. Segundo a pesquisa da PricewaterhouseCoopers, nos próximos dois anos, 55% dos empreendimentos pretendem expandir suas operações.

Este crescimento vertiginoso certamente reflete o momento econômico brasileiro, que apresenta uma relevante elevação do poder de consumo da população, além do fato de ter o país como foco de investimentos de empresas multinacionais. As “metas do consumo” são muito procuradas e oferecem, cada vez mais, conforto, segurança, variedade e conveniência ao público, fazendo com que os consumidores permaneçam por mais tempo dentro dos shopping centers, comprando e se entretendo cada vez mais.

A sociedade também se caracteriza pela rapidez com que as pessoas desejam ter em suas casas os últimos modelos de determinado equipamento ou marca, o que implica em uma operação logística complexa e bem afinada. O horário de funcionamento dos empreendimentos foram ampliados, diminuindo o tempo de entregas, instalações e retiradas de produtos por parte dos operadores logísticos. A partir de agora, tudo precisa ser cronometrado. Além disso, as exigências de cada local são variadas, passando por documentação dos profissionais e veículos, uniformes, tamanho dos carros e caixas, utilização de determinados acessos do prédio, acompanhamento de seguranças, enfim, tudo precisa ser completamente planejado.

Planejamento, aliás, é a chave do lucro do estabelecimento, pois se de um lado a concorrência está acirrada e não se permite aumentar os preços, de outro uma boa estratégia logística pode reduzir os custos e os tempos de entrega. O processo inteiro precisa estar bem pensado, desde o recebimento dos materiais, a armazenagem, a roteirização das entregas, a otimização das cargas, a escolha do veículo ideal, a rastreabilidade, a entrega, a informação da entrega, a instalação, até a logística reversa dos produtos devolvidos ou com defeito, sempre permeado por tecnologia de ponta e profissionais qualificados.

A TGestiona atende hoje quase 100 shopping centers do Brasil, entregando cerca de 146.000 unidades de aparelhos por mês, adquirindo assim, a expertise necessária em seus 10 anos de existência. Além do planejamento e processos bem definidos, a TGestiona implementou CDs e hubs em posições estratégicas do país para atender os SLAs agressivos que este tipo de estabelecimento necessita. Com 99% das entregas realizadas com sucesso, frota 100% rastreada e monitorada em tempo real e entre outros diferenciais, a TGestiona combina qualidade e eficiência com preços competitivos.

Pela alta competitividade nesta área e a busca constante por novos clientes, que a TGestiona oferece soluções cada vez mais eficientes, otimizando custos e reduzindo o tempo de reposição e coleta de produtos.

.Por: Rodrigo Shimabukuro, gerente de Marketing da TGestiona (www.tgestiona.com.br)

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