Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/02/2012 - 09:48

Pontualidade de pagamento das micro e pequenas é a maior em sete anos para o mês de janeiro, revela Serasa Experian

Empresas comerciais foram o destaque no primeiro mês de 2012.

São Paulo– A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas atingiu 94,8% em janeiro de 2012. Isto significa que durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 948 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Este foi o melhor resultado para um mês de janeiro desde o início da série histórica: 93,6% (jan/06), 93,4% (jan/07), 93,4% (jan/08), 92,9% (jan/09), 93,8% (jan/10) e 94,7% (jan/11).

É importante notar que janeiro de 2012 registrou o segundo mês consecutivo de alta interanual do indicador, isto é, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. Isto após termos observado quedas ininterruptas neste critério de comparação entre os meses de março e novembro do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o atual processo de relaxamento monetário, o início da normalização da inadimplência dos consumidores e a reativação do crescimento econômico a partir do final do ano passado estão melhorando a capacidade de pagamentos das micro e pequenas empresas, o que é um sinal favorável para a trajetória da inadimplência das empresas ao longo dos próximos meses.

As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos no primeiro mês de 2012: 95,7%. As empresas industriais registraram pontualidade de 94,0% e, por fim, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas do setor de serviços atingiu 93,5% em janeiro de 2012.

No primeiro mês de 2012, o valor médio dos pagamentos pontuais elevou-se em 12,2% em relação ao mesmo mês do ano passado (R$ 1.791 contra R$ 1.597), com altas de 12,7% no setor de comércio, 12,5% no setor industrial e de 4,4% nas empresas do setor de serviços. Apesar da alta ter sido menor, o valor médio dos pagamentos pontuais das micro e pequenas empresas do setor se serviços continua o mais elevado entre os setores econômicos: R$ 1.880 contra R$ 1.808 do setor comercial e R$ 1.619 do setor industrial.

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas-O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Perfil - A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.[www.serasaexperian.com.br].

Perfil - A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil. [www.experianplc.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira