Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/02/2012 - 09:17

Bondes de Santa Teresa voltam a circular no início de 2014

A primeira composição dos Bondes de Santa Teresa deve circular no primeiro trimestre de 2014 , entre as melhorias está a reativação do ramal Silvestre, possibilitando a integração dos bondes de Santa Teresa ao trenzinho do Corcovado. O edital de licitação para as aquisições vai ser lançado na segunda-feira [26/02].

O Governo do Estado lança no dia 27 de fevereiro (segunda-feira), o edital de licitação para a compra de 14 bondes. A nova frota faz parte do projeto de revitalização do Sistema de Bondes de Santa Teresa, que inclui ainda troca dos trilhos e trajeto 30% maior, passando de 7,2 km para 10,5 km. As ações de modernização, apresentadas no dia 24 de fevereiro (sexta-feira), foram orçadas em cerca de R$ 110 milhões e serão concluídas em 2014.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, que apresentou detalhes do projeto de reestruturação do sistema de bondes, entre as melhorias está a reativação do ramal Silvestre, possibilitando a integração dos bondes de Santa Teresa ao trenzinho do Corcovado. Além da preservação histórica do cartão-postal, o programa prevê medidas de comodidade e segurança para os passageiros.

- Ampliamos o sistema de bondes até a estação Silvestre. Lá, há uma ligação com o trem do Corcovado, possibilitando que os usuários possam também comprar bilhetes para ir ao Corcovado na estação Carioca (Nelson Correa). Além disso, aumentamos o número de bondes e com isso haverá maior regularidade de composições passando. Para a segurança dos usuários, os 24 passageiros só poderão viajar sentados - afirmou Fichtner.

Segundo o estudo - desenvolvido pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), com consultoria da empresa Carris Transportes Públicos Lisboa, que administra o transporte de bondes em Portugal - os novos bondinhos irão preservar as características históricas e ganharão uma infraestrutura mais moderna e segura. A primeira composição deve circular no primeiro trimestre de 2014.

- Nós trabalhamos para a preservação dos aspectos históricos e socioculturais dos bondes, a manutenção da identidade visual, a segurança do usuário e a eficiência do sistema. Os bondes também terão sistema de transmissão de dados e rastreamento, micro câmera de vídeo para gravação de imagens internas e sistema eletrônico de cobrança - disse o secretário-chefe da Casa Civil.

Entre as melhorias, a substituição dos trilhos e o aumento do trecho-A substituição dos atuais trilhos por 17,5 km de trilhos bilabiados (para terrenos irregulares), modelo original do sistema e que reduz trepidações e ruídos; a instalação de um moderno Centro de Controle Operacional na estação Carioca, que vai monitorar os 10,5 km do futuro trecho; a construção de uma subestação de energia; e a substituição de postes, cabos e fios fazem parte da revitalização do sistema de bondes.

A estação da Carioca vai passar por reforma e ampliação e a oficina será totalmente recuperada e adaptada para servir ao novo sistema. A linha que passa pela Rua Francisco Muratoria, ligando Santa Teresa à Lapa, também será reativada. Além disso, o Museu do Bonde ganhará um novo visual, adaptado para receber todo o acervo, e sua rampa de acesso terá tratamento paisagístico.

Treinamento de pessoal -A qualificação de motorneiros, controladores de circulação, engenheiros, mecânicos e equipes de manutenção e energia também está entre as ações do Governo do Rio para devolver à população o cartão-postal da cidade. De acordo com o presidente da Central, Eduardo Macedo, que administra o sistema de bondes de Santa Teresa, os cursos serão realizados pela Carris.

- A Carris é um laboratório ideal para os profissionais do Brasil, considerando inclusive o idioma. Será uma grande experiência. Nós vamos mudar todo o sistema, da via permanente a troca dos dormentes, que serão de concreto. Além disso, vamos aproveitar as obras do trajeto para verificar toda a infraestrutura do bairro. Já estamos criando parceria com a Prefeitura do Rio, Cedae e a CEG, oferecendo mais benefícios para a população – explicou. |.Marcelle Colbert .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira