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15/09/2007 - 12:46

Seminário mostra mudança no relacionamento entre empresas e clientes

Febraban reúne, dias 18 e 19 de setembro, em São Paulo, ouvidores de bancos, representantes do governo e de organizações da sociedade civil.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) organiza, dias 18 e 19 de setembro, em São Paulo, a 8ª edição do Semat (Seminário de Atendimento Bancário). Em vários painéis, a discussão abordará as mudanças no relacionamento entre empresas e clientes, nos mais variados setores da economia brasileira. O evento contará com presenças internacionais, como a de Lior Arussy, CEO Strativity Group e Liliana Rojas-Suarez, presidente da Latin American Shadow Financial Regulatory Committee e ex-assessora do FMI e do BID, além de representantes de empresas como Habib´s, Correios, Laboratórios Fleury e de órgãos e entidades como a Fundação Procon/SP, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC/MJ), Associação Internacional de Direito de Seguro e os Institutos Alana e Akatu.

Um dos principais temas do Semat será a implantação de ouvidorias nos bancos, determinada pela Resolução 3.477/07, do Conselho Monetário Nacional (CMN). O prazo máximo para a implantação é 30 de setembro ou 30 de novembro (conforme sua tipologia).

Segundo Francisco Calazans de Araújo Junior, ouvidor geral do Itaú, as ouvidorias aproximam ainda mais o cliente ao banco. “O cliente dispõe de um canal que defende seus interesses e o apóia na solução dos problemas, evitando que tenha de recorrer a órgãos externos (Procon, Judiciário, Bacen, etc) para proteger os seus direitos”. Calazans diz que as instituições já estão preparadas para o início das atividades. “A maioria está concluindo as atividades de treinamento das equipes. Boa parte dos bancos já mantém ouvidoria em funcionamento. Neste momento, estão realizando a adequação para a Resolução”.

Para o ouvidor geral do Itaú, as ouvidorias proporcionam vários ganhos paras as instituições. “Os benefícios são muitos, mas há cinco pontos estratégicos de contribuição: diminuição de custos de reclamação; retenção de clientes; melhoria da imagem; evolução dos negócios e da atividade e a criação e disseminação de uma cultura interna de respeito pelo cliente”.

8º SEMAT (Seminário de Atendimento Bancário) e 4º SEMARK (Seminário de Marketing), dias 18 e 19 de setembro, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo. Informações, programação completa e inscrições no site www.febraban.org.br/semark2007.

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