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25/02/2012 - 09:25

TIM utiliza sistema de análise de crédito para ampliar atuação em todo o País

Com a implementação, companhia conseguiu reduzir tempo de resposta ao cliente e mitigar erros de procedimento.

São Paulo - A companhia de telefonia móvel TIM implementou um sistema de análise de crédito para aprimorar seu processo de concessão de crédito. Com o Crivo, software que leva o mesmo nome da desenvolvedora, a empresa conseguiu reduzir o tempo de resposta ao cliente e mitigar os erros de procedimento, além de aumentar as fontes de informação consultadas.

A Telecom Itália Mobile (TIM) foi fundada em 1995 e chegou ao Brasil três anos depois atuando logo de início em onze estados. Porém, com o lançamento da tecnologia GSM e a aquisição de outras empresas do setor, a companhia passou a atuar em todo o território nacional, aumentando ainda mais a necessidade de um sistema que automatizasse o processo de análise dos clientes.

A TIM já utilizava a solução de análise de crédito da Crivo desde 2000, tendo sido, inclusive, um dos primeiros clientes da empresa. Com o crescimento significativo devido às mudanças realizadas em 2002, a relação entre ambas se tornou de parceria.

“Até 2000 usávamos um sistema que não atingia as necessidades da empresa e dava muito problema. Com o Crivo, conseguimos reduzir os erros de procedimento e dar mais agilidade ao processo. Além disso, a solução é a mais flexível do mercado, tendo sido parametrizada por nós com as regras da companhia. Isso possibilitou um melhor aproveitamento do sistema e redução dos custos devido à utilização de fontes de informação tarifadas somente quando necessário”, conta Márcio Milheiro, especialista de crédito da TIM.

O crescimento da empresa levou a necessidade de melhorar a análise de crédito do cliente, em especial a análise do cliente pessoa jurídica, que é muito mais criteriosa. O processo de análise para pessoa jurídica é diferente do pessoa física, embora utilize o mesmo sistema. “Muitas vezes o modelo não decide e é necessário realizar uma análise manual, pois além de autorizar a concessão de crédito, é necessário atribuir um limite de valor, uma vez que o risco de perda é bem maior”, revela Milheiro.

O executivo acrescenta ainda que houve melhora imediata na análise. “Conseguimos centralizar a consulta de todas as bases de dados utilizadas pela empresa em um único sistema. Com isso o vendedor não precisa mais acessar a cada uma das fontes de informação, o que além de conferir agilidade ao processo, contribui para redução do tempo de resposta ao cliente e melhoria do atendimento”.

A solução também possibilitou uma centralização das informações dos clientes ao agrupar, em um único sistema, todo o histórico de decisões e do comportamento de pagamento dos clientes. Com essa ferramenta, as lojas passam a ter acesso ao histórico de todos os clientes da companhia.

Resultados obtidos com a implementação do Crivo: Redução de custos com informações tarifadas e melhorias nos processos |.Diminuição do tempo de resposta ao cliente |.Redução de erros de procedimento |.Flexibilidade de criação ou alteração de regras |.Centralização do histórico de informações no próprio sistema |.Melhoria do atendimento e aumento da satisfação do cliente.

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