Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/02/2012 - 09:36

Depois do bronzeado, o cuidado com o corpo

Fisioterapeuta explica sobre os tratamentos mais indicados para a pele, depois de longo período exposta ao sol.

Belo Horizonte (MG)- Sol, praia e piscina. Tudo isso é uma delícia, mas as férias e os dias de sol podem deixar lembranças e recordações que vão além das fotografias. Manchas, pele ressecada, descamação e rugas podem ser os resultados da exposição excessiva ao sol e a falta de cuidados antes, durante e depois ao período mais quente do ano.

Todos já sabem que protetor solar é um item de extrema importância para proteger a pele contra os raios nocivos, mas o que fazer depois de dias exposto ao sol? A fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, do Espaço Equilíbrio, em Belo Horizonte (MG), sugere vários tratamentos para o pós-verão.

Segundo ela, limpeza e hidratação são fundamentais para a recuperação da maciez da pele. “Com os dias quentes, a desidratação da pele é normal, pois perdemos mais líquido do que repomos. Por isso, a pele tende a ficar ressecada e as células da superfície vão se descamando”, explica Tatiana.

A limpeza da pele desintoxica e remove as células mortas, ajudando a eliminar as manchas, mantendo a pele macia, sem oleosidade, removendo os cravos, além de prevenir doenças. Já a hidratação profunda evita o envelhecimento precoce da pele.

Outros tratamentos são os peelings químicos e mecânicos, procedimentos que utilizam ácidos em alta concentração sobre a pele. A fisioterapeuta alerta que esse tipo de tratamento deve ser feito apenas por profissionais habilitados. “A escolha do ácido se dá na primeira avaliação clínica, pelo profissional que irá realizar o procedimento, adequando o tratamento aos objetivos do paciente, que variam entre clareamento, suavização de rugas, atenuação da acne, melhora de cicatrizes, dentre outros”, conta.

Para estimular a formação de um novo colágeno e o rejuvenescimento da pele, a radiofrequência é uma ótima aliada. Este tratamento atua na vasodilatação e aumento da circulação sanguínea; aumento da atividade metabólica e enzimática; diminuição da viscosidade dos líquidos; alteração no tecido colagenoso; estimulação nervosa com efeito analgésico; estimulação da lipólise; e na contração das fibras de colágeno.

De acordo com a fisioterapeuta, a maioria das pessoas desconhece os benefícios da drenagem linfática por associar esse procedimento apenas ao tratamento de celulite, retenção de líquidos e gordura localizada. “O principal objetivo é a prevenção estética e terapêutica, pois estimula o sistema de defesa, as trocas metabólicas e a oxigenação dos tecidos, retirando líquidos excedentes, tonificando e contribuindo para retardar o envelhecimento dos tecidos. Já a drenagem linfática facial ajuda a eliminar toxinas e melhora a circulação sanguínea, atuando de forma preventiva na manutenção de um rosto jovem, mais bonito e saudável”, completa Tatiana.

Fisioterapeuta -Tatiana Campos Rocha é fisioterapeuta com pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Atua em domicílio e em clínica própria, o Espaço Equilíbrio, com atendimentos que incluem: Drenagem Linfática Manual; Reabilitação Vascular e Vascular Periférica; Pré e Pós-operatório (geral e plástica); Reabilitação na ATM; Alongamento Terapêutico (técnicas de solo); Reabilitação Cardiorrespiratória e Geriátrica; Fisioterapia Respiratória e Dermato-Funcional. |Telefone (31) 3275-1230.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira