Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2007 - 12:48

Presidente da Infraero diz que apóia revitalização do Galeão

O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, escolheu o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro como destino da sua primeira viagem oficial à frente da estatal. No dia 13 de setembro, ele esteve reunido com o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, para discutir o aumento das linhas nacionais e internacionais via Galeão, o que só será possível com a redução das tarifas aeroportuárias e de telecomunicações e navegação aérea do aeroporto.

A escolha do Rio para primeira visita técnica, segundo Gaudenzi, seguiu determinação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do comando da Aeronáutica, que estariam dispostos a transformar o Galeão e Confins, em Belo Horizonte, em novos hubs para o país. Hoje os dois aeroportos encontram-se subutilizados. A redistribuição de vôos para o Rio e Minas, agora, só depende do ok do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac). Gaudenzi informou que vai levar para a próxima reunião do Conac, no dia 20 em Brasília, a proposta de redução de 30% a 40% das taxas aeroportuárias do Galeão e Confins.

Se a redução for autorizada, a proposta de construção de um novo aeroporto em São Paulo e de uma terceira pista em Guarulhos, temporariamente, poderia ser arquivada. E os dois principais aeroportos do Rio e de Minas ganhariam novo fôlego, como o ministro Jobim vem prometendo desde que assumiu a pasta.

Quanto ao setor de cargas, Sérgio Gaudenzi também se mostrou simpático à proposta do secretário Julio Lopes de deixar o desembaraço das importações e exportações na mão da iniciativa privada. A operação dos terminais de carga é a principal reivindicação de empresas como TAP, Continental, United, America Airlines, Air France, Sata e Swiss Port.

No final do encontro, ficou decidido que o governo, a bancada estadual e federal do Rio vão à Brasília negociar diretamente com o presidente Lula um investimento adicional R$ 45 milhões para reforma do terminal um, hoje ocioso e cheio de problemas de manutenção. A reunião deve acontecer no mês que vem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira