Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/02/2012 - 10:19

Reflexos de um país em crescimento

Não é nenhuma novidade que há alguns anos o PIB brasileiro vem crescendo, mas será que todos sabem qual é o impacto, de fato, para o País? Todos os setores econômicos são favorecidos, como aumento de produção – tanto para uso doméstico, quanto para exportação –, aumento dos empregos com carteira assinada, da arrecadação de impostos e dos investimentos.

O Brasil é o presente! Já se foi a época que falavam que éramos o país do futuro. No exterior, temos a imagem de uma nação cada vez mais importante no sistema mundial, tanto do ponto de vista de apresentar um crescimento superior ao dos desenvolvidos, quanto pelas oportunidades de investimento estrangeiro e também pela incorporação das classes de menor renda ao mercado de trabalho e de consumo. Ou seja, tudo positivo.

Só que também não podemos pensar que, por conta disso, o nosso país esteja uma maravilha. Negativo. Temos de caminhar, e muito, para alcançarmos os patamares dos desenvolvidos. E podem ter certeza de que é com relação a tudo: educação, saúde, infraestrutura, serviços e reforma tributária, segurança pública, corrupção... Com o aumento da renda, alguns setores estão com grande déficit, como educação e saúde, já que houve um crescimento na demanda.

E este é o momento de investirmos mesmo no País. Estamos para receber dois megaeventos esportivos mundiais – a Copa do Mundo (2014) e a Olimpíada (2016). Engana-se quem acredita que apenas as cidades-sedes terão um forte impacto. É óbvio que não! Temos de pensar também a longo prazo. Se recebermos os turistas com qualidade e excelência, é claro que eles irão voltar. Por conta disso, os investimentos em sistemas viários (rodovias, aeroportos e transporte público), hotéis, restaurantes e afins serão de extrema importância em todos os locais.

Outro fator positivo para o Brasil foi o aumento da renda da população, fazendo com que o poder de compra aumentasse consideravelmente e, assim, crescesse o número de produtos vendidos. Com isso, a produção também está em alta. Ou seja, estamos vivenciando um belo ciclo virtuoso na nossa economia.

Para isso correr adequadamente, o governo também precisa fazer a sua parte. As micro e pequenas empresas (96% do universo corporativo nacional, de acordo com o Sebrae) precisam ter um auxílio diferenciado das demais para, assim, conseguir manter a empregabilidade em alta. As principais atitudes que o governo pode tomar são a reforma tributária e a disponibilização de mais amplas e melhores condições de financiamento.

Estamos passando por um bom momento no Brasil: temos uma economia e uma política sólidas, o que faz com a nossa imagem seja fortalecida em todo o mundo, incluindo as nações desenvolvidas. Precisamos aproveitar a conjuntura favorável para resolver os problemas históricos, cuja persistência poderá atrapalhar muito o tão almejado desenvolvimento.

. Por: Roni de Oliveira Franco,sócio da Trevisan Outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios. | [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira