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25/02/2012 - 10:25

A BASF atinge melhores resultados em 2011 e tem metas ambiciosas para 2012

Os resultados 2011 são vendas de €73,5 bilhões (mais 15%).EBIT antes de itens extraordinários de €8,4 bilhões (mais 4%) .O lucro por ação €6,74 (mais 36%), quarto trimestre de 2011, vendas de €18,1 bilhões (mais 10%).EBIT antes de itens extraordinários de €1,5 bilhão (menos 14%), proposta de dividendos: €2,50 (ano anterior €2,20), e perspectivas 2012: aumento de vendas e lucros direcionados em ambiente desafiador .

Ludwigshafen, Alemanha – A BASF superou significativamente os níveis recordes de 2010 em vendas e lucros e, assim, mais uma vez obteve retorno acima do custo de capital em 2011. Em comparação com 2010, as vendas aumentaram 15% atingindo €73,5 bilhões. Todas as regiões contribuíram para este aumento. O lucro das operações (EBIT) antes de itens extraordinários melhorou em 4% para €8,4 bilhões e o EBIT aumentou quase 11% para €8,6 bilhões.

Na Conferência de Imprensa Anual, Dr. Kurt Bock, presidente da Junta Diretiva da BASF SE, disse: "2011 foi outro ano de muito sucesso para a BASF. Assim, demos continuidade à nossa política de dividendos ambiciosa e, portanto, mais uma vez propor um maior dividendo de €2,50 na Reunião Anual. Isso representa um aumento de €0,30 ou 13,6% em comparação com o ano anterior."

Com cerca de €18,1 bilhões, as vendas no quarto trimestre de 2011 foram maiores do que no mesmo período de 2010, bem como no terceiro trimestre de 2011. No entanto, a desaceleração da economia ao longo do ano refletiu-se no EBIT antes de itens extraordinários que, com €1,5 bilhão foi 14% inferior que o quarto trimestre de 2010. A tendência observada no início da segunda metade do ano se confirmou. Os clientes foram mais prudentes em seus pedidos de compra, reduziram seus estoques e adiaram encomendas na expectativa de que a economia se retraísse e os preços pudessem se atenuar.

Dr. Hans-Ulrich Engel, responsável global por finanças, destacou o forte fluxo de caixa das atividades operacionais. "Com €7,1 bilhões, o nosso fluxo de caixa operacional excedeu o alto nível do ano anterior mais uma vez", disse. O elevado lucro líquido contribuiu significativamente para isso. A expansão dos negócios e os preços mais elevados levaram a um aumento dos fundos imobilizados em capital de giro líquido.

Os pagamentos relativos a bens, instalações e equipamentos e ativos intangíveis (capex) de €3,4 bilhões, ficaram €862 milhões acima do nível do ano anterior. Despesas de capital importantes que entraram em operação em 2011 incluem a expansão do site da empresa em Nanjing, na China; a construção de uma fábrica de metilaminas em Geismar, Louisiana, EUA; a construção de uma usina oleum em Antuérpia, na Bélgica; bem como a extensão de seu sistema de gás natural europeu.

Perspectivas para o ano de 2012-A perspectiva da BASF para 2012 baseia-se nas seguintes condições econômicas: • crescimento econômico global no nível do ano anterior (mais 2,7%) .• crescimento sólido na produção global de produtos químicos, exceto produtos farmacêuticos (mais 4,1%) .• taxa de câmbio média de US$1,30 por euro .• preço médio do petróleo (Brent) de US$110 por barril.

"Nós esperamos que a economia global acelere ao longo de 2012 depois de um início moderado. Incertezas devido à crise da dívida soberana, em particular na Europa e nos Estados Unidos, devem reduzir as perspectivas de crescimento. O impulso positivo para a indústria química virá principalmente dos mercados emergentes", disse Bock.

Excluindo os efeitos das aquisições e desinvestimentos, a BASF pretende aumentar o volume de vendas. A empresa tem como objetivo ultrapassar os níveis recordes de 2011 em vendas e EBIT antes de itens extraordinários. Os lucros serão amparados pela retomada da produção de petróleo na Líbia, bem como pelos volumes crescentes no negócio de produtos químicos.

A BASF planeja aumentar seu investimento global em pesquisa e desenvolvimento para €1,7 bilhão em 2012 (2011: €1,6 bilhão).

"Nosso objetivo é aumentar ainda mais o retorno acima do custo de capital mais uma vez em 2012. No primeiro semestre de 2012, nós provavelmente não atingiremos os altos níveis dos dois primeiros trimestres do ano anterior. Para o segundo semestre, esperamos ultrapassar os níveis do mesmo período do ano anterior", disse Bock.

Crescimento das vendas em quase todos os segmentos no quarto trimestre -Em Químicos, o aumento de preços em todas as divisões levou a maiores vendas no quarto trimestre de 2011. Além disso, a transferência do negócio de estirênicos para a joint venture Styrolution contribuiu positivamente porque as vendas de etileno para a joint venture têm sido computadas como vendas a terceiros desde 1 de outubro de 2011. Devido ao enfraquecimento da demanda e ao continuo aumento dos preços das matérias-primas, o EBIT antes de itens extraordinários foi menor do que no quarto trimestre de 2010. Para o ano de 2011, as vendas de produtos químicos aumentaram 14%, atingindo cerca de €13 bilhões e o EBIT antes de itens extraordinários cresceu 6%, atingindo um novo recorde de €2,4 bilhões.

Apesar de menores volumes em grandes linhas de produtos, as vendas em Plásticos aumentaram no quarto trimestre de 2011 devido aos preços mais elevados principalmente na divisão de Polímeros de Performance. Em plásticos de engenharia, a maior demanda na América do Norte, principalmente do setor automotivo, compensou os menores volumes na Europa e na Ásia. O EBIT antes de itens extraordinários diminuiu consideravelmente devido às margens mais baixas como resultado da fraca demanda e o aumento dos custos das matérias-primas, especialmente para TDI (matéria-prima de poliuretano usada em várias aplicações). Para o ano de 2011, as vendas de plásticos aumentaram 12% para cerca de €11 bilhões enquanto o EBIT antes de itens extraordinários de €1,2 bilhão ficou abaixo do elevado nível do ano anterior.

O segmento de Produtos de Performance registrou um aumento de 19% nas vendas em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior. A inclusão dos negócios da Cognis e o aumento de preços em todas as divisões contribuíram para esse crescimento. Os volumes diminuíram 6%, particularmente nas divisões de Químicos para Papel e Químicos de Performance. O EBIT antes de itens extraordinários diminuiu 25% devido aos custos relacionados com a integração da Cognis e a pressão das margens devido à intensa concorrência. Em todo o ano, as vendas do segmento de Produtos de Performance aumentaram 28% para €15,7 bilhões. O EBIT antes de itens extraordinários atingiu € 1,7 bilhão, um aumento de 11%.

Os volumes no segmento de Soluções Funcionais subiram 6%, impulsionados pela crescente demanda da indústria automotiva para catalisadores de emissões móveis e tintas. A demanda da indústria da construção aumentou ligeiramente, principalmente devido ao crescimento da atividade na América do Norte e os mercados crescentes na Ásia. As vendas aumentaram 12% no quarto trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior. O EBIT antes de itens extraordinários mais do que duplicou, devido ao forte do negócio em Catalisadores e Tintas. No ano de 2011, as vendas de soluções funcionais aumentaram 17%, para €11,4 bilhões e o EBIT antes de itens extraordinários cresceu 20% para €559 milhões.

Em Soluções para a Agricultura, as vendas diminuíram ligeiramente no quarto trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isto ocorreu devido às medidas de otimização de portfólio e a antecipação de compra pelos clientes no terceiro trimestre na América do Sul. Regionalmente, as vendas na Europa foram impulsionadas pelos negócios positivos no final de ano na França. Na América do Norte, as vendas subiram devido ao aumento de vendas de fungicidas. O EBIT antes de itens extraordinários no quarto trimestre quase igualou o nível do ano anterior, apesar do aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento e dos custos de venda. Para o ano de 2011, as vendas de soluções para a agricultura aumentaram 3% para €4,2 bilhões e o EBIT antes de itens extraordinários cresceu 8% em €810 milhões.

Em Óleo & Gás, as vendas aumentaram 33%, impulsionadas pelo maior volume de vendas na comercialização de gás natural e preços mais altos nos dois setores. Na Líbia, a produção de petróleo onshore, reiniciado em meados de outubro com 20.000 barris por dia, atingiu 60.000 barris por dia no final do ano. O EBIT antes de itens extraordinários para o segmento de Óleo & Gás diminuiu 4% no quarto trimestre de 2011, devido aos níveis mais baixos de produção na Líbia em comparação com o ano anterior. O preço do petróleo cru foi parcialmente compensado pelos menores volumes de produção. Para o ano de 2011, as vendas no segmento de Óleo & Gás cresceram 12%, para €12,1 bilhões. O EBIT antes de itens extraordinários diminuiu 13% para €2,1 bilhões.

As vendas em Outros caíram 30%, principalmente devido a transferência das atividades de estirênicos para a joint venture Styrolution a partir de 1 de outubro de 2011. A participação da BASF na joint venture está computada como patrimônio liquido nos resultados financeiros. O negócio de estirênicos, portanto, só contribuiu para as vendas e os lucros de Outros nos primeiros nove meses de 2011. O EBIT antes de itens extraordinários aumentou no quarto trimestre em €128 milhões. Itens extraordinários positivos resultaram primeiramente no ganho do negócio de estirênicos de €593 milhões. Em 2011, as vendas em Outros aumentaram para €6,3 bilhões. O EBIT antes de itens extraordinários melhorou de menos €648 milhões para menos €404 milhões; o EBIT passou de menos €707 milhões para €178 milhões devido ao aumento de itens extraordinários positivos.

Perfil-BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura ate petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias a atender as atuais e as futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando alimentação e nutrição saudáveis, e ajudando a melhorar a qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry”, em português “Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de cerca de €73,5 bilhões em 2011 e contava com mais 111.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas atualmente nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). [www.basf.com].

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