Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Prêmio Furnas Ouro Azul 2006 vai para o projeto estadual de apoio ao setor mineral de Pádua

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do DRM-RJ (Departamento de Recursos Minerais), órgão vinculado à Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo, foi um dos vencedores do Prêmio Furnas Ouro Azul 2006, categoria Empresa Pública, com o projeto Gestão do Uso da Água na Mineração em Santo Antônio de Pádua - RJ - Exemplo de Parceria para Conservação dos Recursos Hídricos. O 5º Prêmio Furnas Ouro Azul – Preservação da Água, reconhece iniciativas que defendem um dos maiores bens do planeta: a água. Podem concorrer ao prêmio os projetos em fase de implantação ou já realizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

O projeto apresentado pelo DRM-RJ, que foi agraciado com a segunda colocação no Prêmio Furnas, relata uma série de iniciativas para a sustentabilidade e aumento da responsabilidade social e ambiental do principal pólo mineral fluminense, tendo como foco o desenvolvimento da tecnologia de tratamento de efluentes e recirculação da água nas serrarias de pedras decorativas de Santo Antônio de Pádua.

“A tecnologia adotada pelos pequenos produtores garante a reciclagem da água utilizada no corte das pedras e ainda possibilita o reaproveitamento de cerca de 1.800 toneladas por mês de resíduos finos, que serão matéria-prima para uma fábrica de argamassa, que está em construção no município”, detalhou o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer. Ainda segundo o secretário, com o projeto o que antes era lançado indiscriminadamente nos cursos d’água passa a ter valor econômico e, desta forma, reduz os efeitos negativos sobre o meio ambiente, contribuindo decisivamente para o processo de ajustamento das empresas, que empregam cerca de 6 mil pessoas, constituindo-se na principal atividade econômica do município.

O sucesso do projeto, segundo Flávio Erthal, presidente do DRM-RJ, é um dos principais argumentos para comprovar que é possível o uso sustentável dos recursos minerais no Noroeste do estado, hoje submetida a Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental. “O Governo do Estado e seus parceiros desenvolveram novas tecnologias, com soluções inovadoras: usar a água de modo racional, recirculando-a no processo de serragem da pedra, e reaproveitar os resíduos gerados, possibilitando o aparecimento de um novo produto: a argamassa industrial”, explicou.

O processo de produção de argamassa a partir de resíduos de pedras decorativas foi cedido ao Grupo Mil, de Três Rios, que está construindo sua unidade de Pádua, com a capacidade de produzir 20 mil toneladas/mês, com financiamento do Governo do Estado, que apóiam a recuperação econômica dos municípios fluminenses. A Prefeitura de Pádua cedeu o terreno no Pólo Industrial e os empresários locais repassarão à nova fábrica os resíduos produzidos, gerando royalties que serão reaplicados em benefício de melhorias tecnológicas e ambientais.

As categorias do Prêmio Furnas Ouro Azul são: Empresa (pública e privada), Comunidade (ONGs, associações comunitárias e pessoas físicas), Estudante (nível médio, técnico e superior) e Destaque Estadual Ouro Azul (projetos inscritos nas categorias Empresa e Comunidade).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira