Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2012 - 08:11

BRICs impulsionam economia mundial, diz estudo


A força da economia dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) tem aumentado sua importância global. Enquanto economias consideradas maduras estão enfrentando problemas de déficits orçamentários, crescimento pífio e aumento do desemprego, os BRICS estão expandindo rapidamente, reduzindo a pobreza e guiando a economia mundial. A estimativa é que o grupo corresponda a 37% do crescimento global de 2011 até 2016, aumentando a participação na economia mundial de 19% para 23%.

Segundo dados do International Business Report (IBR) 2012 da Grant Thornton, 34% dos empresários dos BRICs permanecem otimistas com relação as suas economias em 2012, bem acima dos 12% no G7. Essa confiança é refletida na expectativa com relação a performance dos negócios. De acordo com o IBR, 72% dos líderes nos BRICs consultados esperam elevação nas receitas, comparado com 37% no G7 e 43% globalmente. Além disso, 58% dos empresários nos BRICs estimam crescimento dos lucros, percentual bem acima dos 26% do G7 e 31% da média global.

Ainda, há preocupação sobre uma nova recessão. Três quartos dos executivos consultados no BRICs temem que a economia global volte à estagnação novamente nos próximos 12 meses. Os indianos são os mais preocupados com esse cenário (96%), seguidos pelos russos (87%), brasileiros (76%) e chineses (66%).

As perspectivas são robustas também quando se fala em investimentos. Uma área que os governos dos BRICs têm investido recentemente está relacionada aos grandes eventos esportivos como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Do total, 51% dos empresários da região acreditam que esses eventos são importantes para atrair investimentos.

No Brasil, 84% das empresas creem que sediar a Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 é fundamental para chegada de recursos. O mesmo ocorre com 52% dos empresários russos – o país vai sediar a copa em 2018.

Mesmo com as perspectivas positivas os países do BRIC têm alguns indicadores chave que merecem atenção. A inflação continua sendo um desafio para esses quatro países, com 68% dos empresários afirmando que o tema é uma preocupação. Na índia, 94% dos empresários confirmaram que esse é um tópico de preocupação. O banco central indiano elevou as taxas de juros 13 vezes em 19 meses para conter aumentos de dois dígitos. No Brasil, apesar da melhora recente, 66% disseram se preocupar com a inflação- ainda em 6,6% acima da meta de 4,5%,

A cautela tem fundamento, ao ver que 38% dos empresários da região pretendem elevar preços de venda nos próximos 12 meses, resultado superior aos 18% mundial. Índia (60%) e Brasil (40%) são dos dois países com maiores expectativas de aumento.

O acesso a financiamento é outra área de atenção na comparação com economias desenvolvidas. Nos BRICs, 33% dos empresários consideram a escassez de capital de giro e acesso ao crédito de longo prazo (32%) como uma restrição ao crescimento de seus negócios. No G7 apenas 19% e 24%, respectivamente citam esses fatores como empecilho de expansão de suas empresas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira