Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2012 - 08:36

Facebook: seu perfil pode empregar você

Quando foi criado por Mark Zuckenberg e seus amigos da Universidade de Harward em Fevereiro de 2004, o Facebook era apenas uma ferramenta para divertir os estudantes de seu campus, porém, a divulgação e os atrativos do site foram tão bem realizadas que hoje em dia é o maior site de relacionamento do mundo, com um faturamento bilionário.

Com o passar dos anos o site foi atraindo todo tipo de gente e consequentemente muitos investidores, que viam neste site de entretenimento um mercado consumidor em expansão.

Lá as pessoas podem fazer novas amizades, postar comentários e, principalmente, mostrar quem realmente são. Muitos não percebem que o perfil criado, suas fotos e comentários postados no site dizem muito sobre sua personalidade, deixando as outras pessoas livres para te conhecerem. E isso poderá ser feito por vários empregadores, de acordo com pesquisadores americanos que chegaram à conclusão com base em uma experiência.

Conforme pesquisa e publicação, eles avaliaram o perfil de 56 estudantes universitários empregados (fotos, mural, comentários, educação e hobbies) e, em seguida, responderam a um teste com perguntas como "esta pessoa é dependente?" e "o quão emocionalmente estável é este voluntário?". Seis meses depois de analisar os perfis, os cientistas entraram em contato com os supervisores desses estudantes e descobriram uma forte relação entre o desempenho no trabalho desses profissionais e a avaliação de suas páginas no Facebook, especialmente nos quesitos curiosidade intelectual, consciência e franqueza.

Segundo Don Kluemper, que conduziu o estudo, fotos descontraídas, como as tiradas em festas, não atrapalharam a análise dos especialistas, ao contrário, esse material mostrou ao corpo de cientistas o quanto os voluntários eram amigáveis e extrovertidos. Para Kluemper, o levantamento mostrou o potencial da ferramenta nos processos de seleção: "É difícil para as pessoas esconder a personalidade diante dos amigos", diz o professor.

Isso deixa claro que uma simples ferramenta de diversão poderá ser usada para a escolha do futuro empregado de uma empresa, já que durante uma entrevista de emprego o candidato sempre será mais contido e fará de tudo para impressionar o empregador, mas dificilmente vai expor sua personalidade.

Apesar dessa “nova” função do Facebook ainda não ser muito conhecida no Brasil, muitas empresas e escritórios, como os de advocacia, estão cada vez mais aderindo a essa nova ideia para a contratação de estagiários e principalmente de advogados, pois sua função exige determinados interesses, como explica a executiva Iracema Dias de Araújo Andrade, diretora da Viva Talentos, empresa especializada em seleção: "Para algumas posições, em que é preciso encontrar uma pessoa alinhada a determinado perfil, é interessante usar o Facebook como um complemento. O problema é que muitos candidatos potenciais não oferecem acesso às suas páginas ou não incluem dados que demonstrem seus interesses pessoais na rede”.

A executiva também salientou que é preciso ter muito cuidado na hora de se levar em conta um perfil, porque os candidatos às vagas são diferentes em ambos ambientes e o profissional precisa estar apto a identificar e a avaliar essas nuances e que a utilização da plataforma requer treinamento, mas que no futuro devem surgir especialistas capazes de fazer essa análise comportamental.

O certo é que os usuários devem ficar atentos a tudo que colocam em seu perfil nos sites de relacionamento, pois um dia isso poderá ser usado tanto a favor como contra.

. Artigo escrito pelo estagiário de direito do escritório Fernando Quércia Advogados Associados, Kaio Almeida Fonseca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira