Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2007 - 09:59

Belo Horizonte será palco do maior evento de incubação de empresas e parques tecnológicos da América Latina

A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Rede Mineira de Inovação (RMI), promovem de 17 a 21 de setembro o XVII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XV Workshop Anprotec, no Ouro Minas Hotel, em Belo Horizonte (MG).

Este é o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina e vai reunir especialistas nacionais e internacionais. Serão identificadas tendências mundiais no segmento de incubação de empresas e parques tecnológicos e desafios enfrentados pelo movimento.

O Seminário Nacional e o Workshop Anprotec englobam palestras, minicursos, plenárias, sessões para troca de experiências entre os participantes, premiações, reuniões estratégicas do setor, visita técnica e exposição de produtos tecnológicos e inovadores. Cerca de 40 incubadoras de diversos lugares do Brasil estarão com stands no evento, expondo pesquisas e produtos.

Segunda-feira -No primeiro dia de evento haverá um encontro de lideranças do poder Legislativo (deputados federais e estaduais e senadores de todo o país), associados da ANPROTEC e membros da diretoria da Associação. O objetivo é discutir a questão dos parques tecnológicos no Brasil. Esta é uma iniciativa que nasceu por meio da interação entre a ANPROTEC e os deputados federais que compõem a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara.

Destacam-se, também, três encontros estratégicos que acontecem em conjunto com o evento. O primeiro deles é o "Encontro das Mercocidades - Unidade Temática de Ciência e Tecnologia (C&T)", com participação de prefeitos e de secretários municipais de cidades do Mercosul.

Outro encontro importante é o "III Encontro da Aliança em Prol do Empreendedorismo Inovador no Brasil para Dirigentes Universitários", que reunirá reitores e pró-reitores de universidades brasileiras. O objetivo desta reunião é mobilizar as universidades para que elas se tornem empreendedoras e parceiras do movimento de incubadoras e parques tecnológicos.

Também na programação, o encontro com a Rede Latino-Americana e Caribenha de Incubadoras de Empresas (RedeLac) e a Rede Latino-Americana de Associações (Relapi), com intuito de promover a integração das empresas incubadoras e parques na América Latina.

Ainda na segunda, o programa inclui minicursos, ministrados por especialistas do setor.

Terça-feira: Neste dia, o destaque é para a abertura do XVII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais do país.

Um dos dias mais importantes, quando acontece a entrega do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador. Um reconhecimento ao trabalho e dedicação das incubadoras de empresas, parques tecnológicos, projetos e empreendimentos inovadores. Por meio do Prêmio, há a oportunidade de apresentar ao governo, parceiros, patrocinadores, investidores e à sociedade as características que fazem com que esse setor cresça cerca de 30% ao ano e comprove a baixa mortalidade de 7% entre as empresas graduadas.

Na terça, também se inicia o XV Workshop Anprotec. Uma iniciativa de definir os rumos da Associação. Neste momento, os associados têm a oportunidade de se manifestar quanto suas principais preocupações, demandas, expectativas e desejos.

O Workshop englobará dois temas: o de "Oportunidades e Tendências da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior" e também "O Desafio das Cidades". O primeiro oferece aos participantes a oportunidade de enxergar prioridades de investimento nos próximos anos. O segundo, trata-se dos mecanismos de promoção do desenvolvimento urbano - seja de parques tecnológicos ou de incubação de empresas - voltados para a inovação social e cultural do empreendedorismo, no intuito de ajudar a criação de cidades mais sustentáveis, equilibradas e seguras.

Quarta-feira: Na seqüência da programação, começa o seminário, que vem com o tema "As novas Minas do Conhecimento - tendências para os próximos 20 anos". Este contexto é o slogan principal do evento e lembra Minas Gerais. O foco é identificar e aproveitar melhor as oportunidades que existem para o empreendedorismo inovador no Brasil e no mundo. "O objetivo é oferecer uma visão do que se espera nos próximos 20 anos em termos de oportunidades, linhas de atuação e de negócios e áreas de tecnologia que devem crescer", disse o presidente da Anprotec, José Eduardo Fiates.

A segunda plenária, trata do tema "Agora é que são elas: mulheres empreendedoras". Uma sessão dedicada a nova mina de conhecimento, que é o empreendedorismo feminino. Será discutido o papel da mulher no desenvolvimento da inovação, apresentando casos de sucessos de mulheres que estão liderando programas empreendedores em todo mundo.

Neste dia, está prevista uma série de sessões paralelas onde serão apresentados diversos artigos técnicos nas áreas de: empreendedorismo e inovação, empreendimentos orientados pelo desenvolvimento local e setorial, empreendimentos orientados por tecnologias e habitats de desenvolvimento sustentável.

Paralelamente às palestras, há o Fórum Interativo, onde são apresentados cartazes e informações de artigos que foram selecionados pelo comitê científico da Anprotec.

Quinta-feira: A quinta-feira estréia o novo formato do Seminário Nacional, que divide as palestras em dois temas de interesses: incubação de empresas e parques tecnológicos.

Nas sessões de incubação, será discutida a questão da incubadora como mecanismo de emancipação social, empreendimento que tem papel relevante para a transferência de conhecimento, reduzindo desigualdades em regiões menos favorecidas.

Na seqüência, será discutido o auto-crescimento da incubação de empresas, tratando de modelos que exploram temáticas de capital de risco, desenvolvimento de empresas intensas em tecnologia e em inovação. A última sessão plenária do tema, falará sobre incubação orientada para o desenvolvimento local e setorial, criando modelos que tenham pacto em setores diversos por meio de empreendimentos inovadores, que agregam tecnologia e valor a estas cadeias já implantadas.

Na plenária sobre parques tecnológicos, também haverá três sessões. A primeira será relacionada às universidades. Neste contexto, o objetivo será identificar as oportunidades e desafios para os parques conectados aos ambientes acadêmicos. Na seqüência, será debatido o desenvolvimento regional e nacional dos parques, com casos que contribuem com o desenvolvimento de uma região ou de um país. Concluindo o tema, a questão dos parques setoriais, que tem como objetivo o desenvolvimento de setores estratégicos da economia, por meio de empreendimentos inovadores diferenciados dentro de um segmento econômico. `

Sexta-feira: O último dia do evento será com uma palestra de encerramento sobre "Teoria de trabalho em rede e suas aplicações à praxis da gestão de Parques Tecnológicos?",com o diretor geral & CEO da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP), Luis Sanz.

Além disso, uma série de premiações serão entregues, inclusive do reality show realizado pela Anprotec, Empreender é Show. Este programa reuniu nove empresas, de diferentes setores, para estimular o empreendedorismo inovador. Elas realizaram tarefas sobre o dia-a-dia e desafios da atividade empreendedora no Brasil.

A vencedora ganhará uma viagem internacional para prospecção de negócios, e um ano de anúncio gratuito na revista Locus. Já o segundo colocado será premiado com um notebook e anúncio gratuito em duas edições da revista.

Em sua 17ª edição, o Seminário Nacional já percorreu mais de dez estados brasileiros, apresentou centenas de artigos técnico-científicos, capacitou mais oito mil pessoas; reconheceu e premiou mais de 40 instituições entre incubadoras, parques e empreendimentos inovadores; deu visibilidade a centenas de produtos gerados por empresas incubadas e graduadas por meio do Shopping das Incubadoras; trouxe experiências de todos os continentes do mundo; unificou e consolidou parcerias com instituições públicas e privadas brasileiras e internacionais.

XVII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XV Workshop Anprotec,d e 17 a 21 de setembro de 2007, no Ouro Minas Hotel - Av. Cristiano Machado 4001, Belo Horizonte (MG). Programação completa: www.seminarionacional.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira