Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/02/2012 - 10:10

Alemães vão conhecer instalações do Parque Tecnológico da Bahia

Bahia terá centro para desenvolvimento de softwares em convênio com instituto alemão de pesquisa.

Empresários alemães liderados pelo prefeito da cidade de Kaiserslautern vão estar em Salvador no dia 1º de março (quinta-feira), para conhecer as instalações do Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela, em Salvador. A visita será às 14h, mas antes a comitiva participa de um evento na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Avenida Tancredo Neves.

A programação começa às 9h, com o prefeito de Kaiserslautern, Klaus Weichel, falando dos objetivos da missão e sobre o ecossistema de ciência e tecnologia na cidade alemã, que possui um parque tecnológico que é referência em toda a Europa. Em seguida, o diretor do Instituto Fraunhofer Hans Dieter Rombach vai abordar a pesquisa em engenharia de software e as perspectivas de parceria com a Bahia. Depois será a vez do diretor do Centro de Projetos Fraunhofer-UFBA, Manoel Mendonça apresentar a parceria entre a Universidade Federal da Bahia e o instituto alemão. Fechando a programação da manhã, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, apresenta os investimentos e novas perspectivas para o Parque Tecnológico.

No dia seguinte, 02 de março, a comitiva alemã participa, na Governadoria, da assinatura do convênio visando a criação do Centro de Projetos Fraunhofer em Engenharia de Software e Sistemas no Parque Tecnológico da Bahia. O convênio será assinado às 15 horas pelo governador Jaques Wagner, pelo secretário Paulo Câmera, pela reitora da UFBA, Dora Leal e por representantes do instituto alemão.

Essa parceria é resultado do esforço do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Paulo Câmera, que entende que o Parque Tecnológico da Bahia não pode trabalhar isolado da comunidade científica mundial. O Centro de Projetos Fraunhofer vai atuar no Tecnocentro, prédio central do Parque Tecnológico. “Estamos trazendo para a Bahia uma das principais organizações europeias de pesquisa aplicada e será o primeiro Centro de Projetos do Instituto Fraunhoufer no Brasil”, destaca o secretário.

O Instituto Fraunhofer é uma organização com 15.000 cientistas distribuídos em 60 centros de pesquisa e uma das mais bem sucedidas do mundo na transferência de tecnologia entre universidades e empresas. O Centro que vai funcionar na Bahia terá cerca de 30 profissionais envolvidos da UFBA, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Alemanha.

A atuação na Bahia será voltada para engenharia de softwares e sistemas de computação, uma das áreas de conhecimento mais estratégicas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país. Esta iniciativa conjunta colocará o Estado em uma posição única no mundo na área de pesquisa em software.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira