Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2007 - 10:04

Brasil Telecom investe R$ 30 milhões na digitalização de cadastro da rede externa

A Brasil Telecom está investindo R$ 30 milhões (incluindo hardware, software e serviços relacionados) no seu projeto de digitalização dos sistemas de controle de sua rede externa. Além de permitir a modernização da sua rede, a companhia irá adequar sua infra-estrutura à recente Resolução nº. 396 da Agência Nacional de Telecomunicações –ANATEL, que determina que as concessionárias informem o inventário de sua planta por meio de sistemas auditáveis.

No ano de 2006, a companhia tomou a decisão de digitalizar todo o seu cadastro de rede externa utilizando a ferramenta GeoPlex fornecida pela Sisgraph. “O cadastro digitalizado possibilita muito mais agilidade nos diversos estudos que empresa realiza no dia a dia, relativos ao planejamento, projeto, implantação e operação de nossa rede,externa e, em conseqüência, permite tomadas de decisão muito mais rápidas sobre que investimentos devem ser realizados para a melhoria da rede, bem como sua expansão estratégica para o atendimento de novos clientes”, explica Alexander Castro, Diretor adjunto de Projeto e Implantação de Rede e TI.

Além disso, Castro afirma que é possível melhorar os trabalhos de manutenção preventiva, ampliando ainda mais a qualidade dos serviços e o atendimento aos clientes. “Também podemos fazer um inventário físico do que temos, sem precisar procurar as informações em planilhas dispersas”.

O executivo da Brasil Telecom diz que para definir qual ferramenta de informação geográfica seria utilizada foi feito um processo de seleção entre diversos fornecedores de ferramentas similares. “Após a realização de exaustivos testes funcionais foram selecionadas algumas ferramentas que atenderam nossas especificações técnicas”.

Planejamento, projeto e operação - Castro conta que o corpo técnico de rede externa da matriz e filiais da Brasil Telecom está envolvido com o processo de digitalização. “Juntamente com as contratadas de rede externa, estamos ajustando processos internos de planejamento, projeto e operação, em função do novo sistema, fazendo aceitações dos cadastros digitalizados, entre outras tarefas”.

Hoje, cerca de 250 profissionais estão envolvidos no projeto, entre eles engenheiros, analistas de sistema e técnicos em Telecom. “Nesse total, também estão incluídos os profissionais de empresas contratadas especificamente para a digitalização, nossas contratadas de rede externa, matriz e filiais da Brasil Telecom.” Até o momento, cerca de 30% do projeto foi concluído e a estimativa é que até o início de 2009 a digitalização do cadastro da rede já esteja totalmente pronta.

Protocolo aberto - A solução utilizada no projeto Geoplex é da família G/Technology, desenvolvida pela Intergraph e comercializada no Brasil pela Sisgraph, que é representante exclusiva da empresa americana também na América Latina, Caribe e México.

Antonio Sérgio Nunes, gerente comercial da Sisgraph, disse que com a implantação da solução a Brasil Telecom tem condição de visualizar toda a sua rede de cabos metálicos e ópticos e definir com mais exatidão quais os serviços estão à disposição dos usuários. “Um consumidor pode entrar em contato com a Brasil Telecom e solicitar a instalação de um serviço de banda larga, por exemplo. Nosso software faz a consulta imediata ao sistema da companhia e informará se é possível a instalação. Feito isso, já será disparado um comando para a área responsável para a execução do serviço”.

Uma das maiores vantagens da solução fornecida pela Sisgraph, segundo Nunes, é o fato da ferramenta ser desenvolvida em protocolo aberto, que oferece baixo custo de operação com ferramentas que já existem no mercado. “Se trata de uma solução estável, já desenvolvida e que está em utilização em cerca de 350 sistemas do mundo inteiro. Toda nova versão é compartilhada”.

Nunes explica que a Sisgraph trouxe o software para o Brasil, mas primeiro realizou todo um trabalho de localização da aplicação para adaptá-la à realidade do modelo de telefonia brasileira.

Perfil da Brasil Telecom - A Brasil Telecom é a primeira empresa completa de telecomunicações que atende de forma integrada todas as demandas do mercado e integra suas operações fixa e móvel, dados e voz, longa distância nacional e internacional, data center, internet grátis, banda larga e acesso discado em soluções convergentes para sua casa, sua empresa e sua cidade.

Desde 1998 a Brasil Telecom presta serviços de telefonia fixa local no Distrito Federal e nos estados do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em julho de 1999 passou a oferecer o código CSP 14 para ligações interurbanas e em janeiro de 2004 o CSP 14 passou a operar para todo o país e em ligações internacionais. Além disso, provê conexão à internet em alta velocidade com o Turbo, que usa a tecnologia ADSL para que você e a sua empresa tenham acesso rápido à rede sem ocupar sua linha telefônica, e oferece conteúdo 100% banda larga pelo provedor BrTurbo e BrTurbo Empresas. E se a necessidade for mobilidade para acessar a rede sem fio, pode contar com o BrTurbo ASAS. Para acesso discado à internet, a Brasil Telecom oferece o iBest, o segundo maior provedor gratuito do mercado brasileiro.

Para reforçar ainda mais a sua posição como provedora líder em telecomunicações, a Brasil Telecom adquiriu todo o sistema de cabos submarinos de fibra óptica do grupo Globenet, interligando pontos de conexão nos Estados Unidos, Ilhas Bermudas, Brasil e Venezuela. Com a aquisição da antiga MetroRED, atualmente Brasil Telecom Comunicação Multimídia - BrTCM, provedora de serviços de rede privada de telecomunicações por redes digitais de fibra óptica, a empresa passou a oferecer acesso aos maiores clientes corporativos do País nos grandes centros urbanos nacionais como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, além de Porto Alegre, Curitiba e Brasília e internacionais. A Vant foi adquirida também com objetivo de ampliar a oferta de soluções ao mercado corporativo em todo o território nacional.

A Brasil Telecom retribui à sociedade a confiança depositada em seus produtos e serviços. Por isso apóia e patrocina projetos culturais, sociais e esportivos, sempre com o objetivo de estabelecer parcerias de longo prazo que contribuam para o desenvolvimento do País.

Perfil da Sisgraph -Com 25 anos de inovações tecnológicas, a Sisgraph vem acompanhando a evolução e os novos desafios do mercado, visando sempre atender às necessidades de seus clientes. A combinação única de softwares de alta tecnologia da Intergraph com os serviços de suporte, consultoria e treinamento prestados pela Sisgraph na América Latina, Caribe e México, faz da nossa solução a líder de mercado nas áreas de projetos de plataformas de petróleo e de indústrias de processos, geoprocessamento, gerenciamento de redes de distribuição e de centros de operações de emergência. | www.sisgraph.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira